Walter Benjamin à brasileira? A extrema-direita bolsonarista sob a luz dos conceitos de historiografia burguesa e estetização da política
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.46309Palavras-chave:
Benjamin, Bolsonaro, estética, política, fascismoResumo
A partir de um resgate crítico das categorias de estetização da política e historiografia burguesa, apresentadas por Walter Benjamin respectivamente no ensaio “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” e nas teses “Sobre o conceito de história”, esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise da narrativa hegemônica, difundida no Brasil pelos meios privados de comunicação de massa, que levou à ascensão da extrema-direita representada na figura de Jair Bolsonaro. Tendo analisado, sob a lente de uma combinação entre as categorias benjaminianas e estudos de outros autores sobre o período iniciado em 2005, com o escândalo do “Mensalão” e encerrado em 2018, com a eleição de Jair Bolsonaro, esse trabalho conclui que a ascensão da extrema-direita no Brasil deve-se, em partes, a um processo de estetização da política característico da metodologia fascista.Downloads
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