Walter Benjamin à brasileira? A extrema-direita bolsonarista sob a luz dos conceitos de historiografia burguesa e estetização da política

Autores

  • Felipe Vieira Britto Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.46309

Palavras-chave:

Benjamin, Bolsonaro, estética, política, fascismo

Resumo

A partir de um resgate crítico das categorias de estetização da política e historiografia burguesa, apresentadas por Walter Benjamin respectivamente no ensaio “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” e nas teses “Sobre o conceito de história”, esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise da narrativa hegemônica, difundida no Brasil pelos meios privados de comunicação de massa, que levou à ascensão da extrema-direita representada na figura de Jair Bolsonaro. Tendo analisado, sob a lente de uma combinação entre as categorias benjaminianas e estudos de outros autores sobre o período iniciado em 2005, com o escândalo do “Mensalão” e encerrado em 2018, com a eleição de Jair Bolsonaro, esse trabalho conclui que a ascensão da extrema-direita no Brasil deve-se, em partes, a um processo de estetização da política característico da metodologia fascista.

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Biografia Autor

Felipe Vieira Britto, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2021-03-25

Como Citar

Vieira Britto, F. (2021). Walter Benjamin à brasileira? A extrema-direita bolsonarista sob a luz dos conceitos de historiografia burguesa e estetização da política. Ensaios, 17, 159-176. https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.46309

Edição

Secção

Artigos Originais