“E só assim então, serei feliz, bem feliz”: uma análise das relações sociais a partir do choro no Projeto Centro de Ópera Popular de Acari.
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v16.46447Palavras-chave:
Música, Choro, Projeto SocialResumo
O presente trabalho pretende discutir a relação entre o ensino de música, mais precisamente do gênero choro, em projetos sociais, usando como objeto de análise o Centro de Ópera Popular de Acari. Será apresentado primeiramente uma análise do processo histórico
desse gênero musical, compreendendo as relações sociais e culturais do mesmo. Posteriormente, será apresentado o projeto Centro de Ópera Popular de Acari, um projeto social que surgiu nos anos 2000, com o nome ABC & Arte, idealizado pela professora Avamar Pantoja, dentro da Escola Municipal Alexandre de Gusmão, e que, a partir de 2005, mudou
de nome para Centro de Ópera Popular de Acari, além da sua localização, passando para um salão próximo à escola onde o projeto começou e que, devido à falta de recursos, encerrou as suas atividades no ano de 2017, no qual eu fui aluno e professor durante os anos de atividade do projeto.
Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 André Cesari Batista de Lima
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.