Aprender a Empreender
Pedagogia das Competências e Acumulação Flexível
DOI:
https://doi.org/10.22409/ensaios.v20.53112Palavras-chave:
Português Brasil, Português (Brasil)Resumo
O artigo pretende demonstrar, através do materialismo dialético histórico, como o projeto hegemônico de educação brasileiro configurado pós-2016 se integra às necessidades do capitalismo de acumulação flexível na contemporaneidade. Com o objetivo de atrair atenção para o tema, o trabalho aponta as incoerências nos elementos da reestruturação das políticas educacionais no Brasil desde os anos 1990, com desdobramentos para o que tem sido as políticas voltadas ao novo Ensino Médio. E, por fim, reconhece o caráter desumanizador da ideia do empreendedorismo em um contexto de crise econômica e desemprego estrutural.
Downloads
Referências
ABED, A. L.Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo: 2014.
ANTUNES, R.. O privilégio da servidão o novo proletariado de serviços na era digital. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm>. Acesso em: 15 dez. 2021.
________. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm>. Acesso em: 13 jan. 2022.
CASAGRANDE, I. M. K.; PEREIRA, S. M.; SAGRILLO, D. R. O Banco Mundial e as políticas de formação docente no Brasil. ETD - Educação Temática Digital. Campinas, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 494–512, 2014. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1311>. Acesso em: 12 jan. 2022.
DUARTE, N. et al. Determinação e Liberdade na Criação Mediada por Sistemas de Signos. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 11, n. 1, e. 99913, 2021.
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressureição dos mortos: contribuição à teoria do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. 13. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
KUENZER, A. Trabalho e Escola: a Flexibilização do Ensino Médio no contexto do Regime de Acumulação Flexível. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p.331-354, abr.-jun., 2017.
MÉSZÁROS, I. Para além do Capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução: Paulo Cézar Castanheira; Sergio Lessa - 1ª.ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2011.
MORAES. M. C. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, Portugal, vol. 14, n. 1, 2001, pp. 7-25, 2001.
PERRENOUD, P. MAGNE, B. C. Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, P. A Arte de construir competências. Revista Nova Escola. São Paulo, set. 2000.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
SCHUTZ, W. C. Relações interpessoais. In: O prazer: expansão da consciência humana. Rio de Janeiro, Imago, 1979.
STREECK, W. Tempo comprado: a crise adiada do capitalismo democrático. São Paulo: Boitempo Editorial, 2018. Crise e neoliberalismo no capitalismo setentrional. Resenha de: MARINO, Rafael; COSTANZO, Daniela. Cadernos de Filosofia Alemã, São Paulo, v 25 n.1 Jan-Jun, 2020.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Bruna Siqueira dos Santos Señorans
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.