Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Ensaios de Geografia (ISSN: 2316-8544) é um periódico científico de publicação contínua do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PosGeo/UFF). O acesso ao seu conteúdo é livre e sua publicação se dá exclusivamente no meio digital. A revista tem como principal objetivo divulgar pesquisas dos estudantes de graduação e pós-graduação vinculadas à Geografia e áreas afins, bem como ser um espaço de formação acadêmica e profissional, ao contar com a participação de estudantes nos processos editoriais.
Nesse sentido, busca-se divulgar a produção de artigos que contenham resultados empíricos relevantes e revisões teórico-conceituais que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, fundamental ao desenvolvimento do pensamento geográfico. Além disso, propõe-se publicitar produções artísticas como fotografias, poesias, desenhos e similares, desde que estabeleçam um diálogo com a referida área de conhecimento.
São aceitas contribuições nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol.
O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores.
A revista não cobra nenhum tipo de encargo dos autores ou leitores.
Processo de Avaliação por Pares
Os artigos submetidos serão pré-avaliados por um sistema antiplágio (CopySpider). Caso seja identificado algum plágio ou autoplágio, o artigo será rejeitado. Caso não se encontre plágios, os artigos serão enviados sem identificação e avaliados por dois pareceristas (Para assegurar uma avaliação por pares cega). Caso haja divergência de pareceres, um novo parecerista será convidado
Cabe à Comissão Editorial da Revista Ensaios de Geografia a aprovação final de um artigo para publicação, e ainda, o direito de fazer pequenas modificações no texto, tabelas e figuras, para atender aos critérios editoriais da revista.
Dar-se-á preferência a artigos que façam o elo entre análise empírica consistente e fundamentação teórica, ou uma boa revisão de literatura. É importante que os textos apresentem conteúdos relativos a geografia e áreas afins.
Aos trabalhos relativos as seções de Leituras e Visualidades valoriza-se a criatividade, beleza, e que apresentem vínculo com a Geografia e áreas afins. Com essas seções, pretende-se incentivar reflexões acerca dos entrecruzamentos entre Arte e Ciência.
O corpo de pareceristas é formado majoritariamente por pesquisadores externos à nossa instituição editora. Os formulários de avaliação podem ser conferidos neste link.
Periodicidade
A Ensaios de Geografia é uma publicação científica de publicação contínua, com um volume único anual para edições regulares.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Nós utlizamos uma licença CC-BY, a qual permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite uso comercial.
Detentor do Copyright
Os direitos autorais serão atribuídos automaticamente a Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor quando publicados.Arquivamento
Esta revista utiliza o PKP PN e os sistemas LOCKSS e CLOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.Histórico do periódico
A revista Ensaios de Geografia surgiu em 2012, e manteve duas pulicações anuais até 2015. No ano de 2019, o periódico foi reativado e teve seu Comitê Editorial reformulado.
Financiamento
O custeio das atividades da Ensaios de Geografia é viabilizado pelo PosGeo/UFF e pelo Portal de Periódicos da UFF.
A Ensaios de Geografia não veicula anúncios.
Processo de Identificação e Averiguação de Alegações de Más Condutas científicas
Aderimos às diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE) para lidar com alegações de más condutas científicas. Tomamos as devidas medidas cabíveis para identificar e impedir a publicação de artigos que envolvam má conduta, como plágio, falsificação de dados, manipulação de citações e uso de inteligência artificial na escrita. Todas as alegações são investigadas de acordo com os procedimentos do COPE.
Diretrizes Éticas
A Ensaios de Geografia segue, em sua atuação, os princípios de transparência e boas práticas em publicação científica estipulados pelo Committee on Publication Ethics (COPE), assim como alinha-se às diretrizes da Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq. A equipe editoral prima pela prevenção de más práticas e comportamentos antiéticos na publicação e demais etapas do processo editorial às quais os manuscritos são submetidos.