Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Ensaios de Geografia é um periódico científico quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PosGeo/UFF). O acesso ao seu conteúdo é livre e sua publicação se dá exclusivamente no meio digital. A revista tem como principal objetivo divulgar pesquisas dos estudantes de graduação e pós-graduação vinculadas à geografia e áreas afins, bem como ser um espaço de formação acadêmica e profissional, ao contar com a participação de estudantes nos processos editoriais.

Nesse sentido, busca-se divulgar a produção de artigos que contenham resultados empíricos relevantes e revisões teórico-conceituais que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, fundamental ao desenvolvimento do pensamento geográfico. Além disso, propõe-se publicitar produções artísticas como fotografias, poesias, desenhos e similares, desde que estabeleçam um diálogo com a referida área de conhecimento.

São aceitas contribuições nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol.

O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores.

A revista não cobra nenhum tipo de encargo dos autores ou leitores.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos serão pré-avaliados por um sistema antiplágio (CopySpider). Caso seja identificado algum plágio ou autoplágio, o artigo será rejeitado. Caso não se encontre plágios, os artigos serão enviados sem identificação e avaliados por dois pareceristas (Para assegurar uma avaliação por pares cega) um discente e um discente de outro programa de pós-graduação ou docentes e pesquisadores (da UFF ou de outra IES). Caso haja divergência de pareceres, um novo parecerista será convidado

Cabe a Comissão Editorial da Revista Ensaios de Geografia a aprovação final de um artigo para publicação, e ainda, o direito de fazer pequenas modificações no texto, tabelas e figuras, para atender aos critérios editoriais da revista. 

O autor compromete-se a não enviar o artigo a outras revistas durante três meses, período em que deve receber resposta confirmando ou não a sua publicação

Dar-se-á preferência a artigos que façam o elo entre análise empírica consistente e fundamentação teórica, ou uma boa revisão de literatura. É importante que os textos apresentem conteúdos relativos a geografia e áreas afins.

Aos trabalhos relativos as seções de Leituras e Visualidades valoriza-se a criatividade, beleza, e que apresentem algum vínculo com a Geografia e áreas afins. Com essas seções pretende-se incentivar reflexões acerca dos entrecruzamentos entre Arte e Ciência.

Periodicidade

A Ensaios de Geografia é uma publicação científica de periodicidade quadrimestral (janeiro-abril; maio-agosto; setembro-dezembro).

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Nós utlizamos uma licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite uso comercial.
Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Detentor do Copyright

Os direitos autorais serão atribuídos automaticamente a Da Revista (Ensaios de Geografia) e do Autor quando publicados.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

Histórico do periódico

A Revista Ensaios de Geografia surgiu em 2012, e manteve duas pulicações anuais até 2015. No ano de 2019 o periódico foi reativado, e teve seu Comitê Editorial  reformulado.

Indexadores

- BASE (Bielefeld Academic Search Engine)

- Diadorim

- Directory of Research Journals Indexing

- Google Scholar

- Latindex

- LatinREV (FLACSO Argentina)

- LIVRE

- Portal de Periódicos da UFF

- REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)