Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. No template para artigos há modelos de referências bibliográficas. Além disso, indicamos o www.more.ufsc.br para ajudar na elaboração.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Títulos, subtítulos, resumos e palavras-chave em português, inglês e espanhol.
  • O texto está com espaçamento 1,5; usa uma fonte Times New Romam em tamanho 12; emprega itálico para palavras estrangeiras; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos, devidamente enumeradas e com referência a fonte/elaboração da imagem;
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (doc ou docx) até 5MB.

Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO E ENVIO DE VERSÃO REVISADA

Após realizar o cadastro no site você está apto a realizar a submissão. Em caso de dúvidas sobre como realizá-la, acesse o tutorial desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Por vezes se faz necessária a revisão do trabalho submetido e o encaminhamento de uma nova versão. Para isso: LOGIN > a “Submissões” > Enviar nova versão > Selecionar “texto do artigo” > Transferir versão do autor.

A revista Ensaios de Geografia não cobra taxas de processamento nem de submissão de artigos.

Será aceita apenas 1 produção por autor(a/e) por ano, seja artigo, leitura ou visualidade.

Artigos

DESCRIÇÃO E NORMAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS E ENSAIOS

Promovendo a divulgação do conhecimento, incentivamos a publicação de artigos científicos e ensaios inéditos ou que tenham sido publicados em até um ano em anais de eventos na área de Geografia e disciplinas afins.

O público alvo são estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores, que tenham desenvolvido pesquisas acadêmicas, e queiram publicitar os resultados obtidos. 

 

  • Para fazer o download do template da seção artigos para as edições regulares clique aqui.
  • Fazer uma nova submissão para a seção Artigos.

Atenção: Para assegurar uma avaliação por pares cega, o trabalho deve ser submetido sem identificação de autoria, e-mail ou instituição, além de ter sido inspecionado. O autor não pode se identificar ao longo texto, por isso, autocitações não devem ser nominadas.

 

    • Os artigos científicos e ensaios devem ser inéditos ou terem sido publicados em anais de eventos em até no máximo um ano, com a devida menção.

    • O resumo deve ser justificado, com espaçamento entre linhas 1,0 (simples), fonte Times New Roman em tamanho 10, e margens de 2,5 cm.

    • O texto deve ser justificado, com espaçamento entre linhas 1,5, fonte Times New Roman em tamanho 12, e margens de 2,5 cm.

    • Figuras e tabelas inseridas no texto em sua devida localização, centralizadas, apresentando título acima, com fonte Times New Roman em tamanho 12. Abaixo, a legenda deve estar centralizada, com fonte Times New Roman em tamanho 10.
    • Número mínimo de 10 laudas e máximo de 30 laudas.
    • O formato das produções deve estar em .doc ou .docx, e apresentar tamanho máximo de 4MB.

A produção deverá seguir as seguintes regras:

 

  • Título do artigo: Deve ser colocado no idioma original do trabalho (português, inglês e espanhol), ser breve e suficientemente específico e descritivo. Além disso, deve estar centralizado e em negrito. Abaixo, deve estar o título e subtítulo em inglês e espanhol.

  • Resumo: Deve ser incluído um resumo informativo com palavras-chave, no idioma em que foi submetido o artigo, acompanhado de sua tradução para o inglês e espanhol, redigidas conforme as normas da NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
     
  • Materiais e gráficos: Fotografias nítidas e gráficos (estritamente indispensáveis à clareza do texto) devem estar no formato jpeg. em versão preto e branco ou colorida. Deverão ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem, os locais onde devem ser intercalados e também, conter título centralizado (Times New Roman 12 em negrito). Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte, que deve estar centralizada (Times New Roman 10)

  • Tabelas e Quadros: As tabelas e os quadros devem ter numeração sequencial própria para cada tipo e suas localizações devem ser assinaladas no texto, com a indicação do número de ordem respectivo.

DA NORMALIZAÇÃO DOS ARTIGOS

  • NBR-1052 (informação e documentação - citações em documentos - apresentação)
  • NBR 6023 (informação e documentação- referências - elaboração) 

Após receber o aceite da Comissão Editorial, reenvie, o mais breve possível, a versão final para publicação. Esta  deve conter o nome completo do autor, a instituição a que está vinculado, o e-mail, ORCID id, cidade e estado de origem e uma breve biografia em nota de rodapé

- É fundamental a vinculação do ORCID id, cadastro atualizado (acesse para saber como atualizar) e breve biografia em seu perfil

 ________________________________________________________

Leituras

DESCRIÇÃO E NORMAS DE SUBMISSÃO - SEÇÃO LEITURAS

Os discursos hegemônicos na contemporaneidade são caracterizados por uma excessiva rigidez formal, uma sistemática racionalidade do pensar-fazer, uma sobrevalorização estatística dos fatos, uma hierarquização dos saberes e dos sujeitos produtores desses, assim como, é notório o esvaziamento dos conteúdos e dos sentidos do vivido e a autômato reprodução das leituras dominantes.

Urge democratizar as falas, os códigos, os acessos, a produção dos conhecimentos, a isonomia das leituras, das ciências, e das práticas político-profissionais como constituintes de uma sociedade ética, plural e cidadã; portanto, uma vida imersa em poesias, colorida de amores e recheada de sabedoria.

A sessão Leituras da Ensaios de Geografia conclama vozes dissonantes e mentes inquietas a dialogar com múltiplas formas-conteúdo de ver-ser-estar-sentir o/no mundo. Trabalhos escritos em prosa ou em poesia; contos, crônicas, relatos de viagens, filmes e exposições são alguns exemplos dessa sessão.

“Leituras” nos convoca a sair da omissão deletéria identitária de coparticipação em um mundo permeado de crueldade e de alienação. Ser e escrever, transformaremos a condição!

A aproximação sujeito e objeto do conhecimento e a consequente valorização dos sentimentos e da subjetividade mediadas pelo domínio sensível das expressões artístico-literárias permitirá que a sutileza da vida anime enriqueça a densidade academicista vigente.

  • Para fazer o download do template da seção Leituras para as edições regulares clique aqui.

Atenção: Para assegurar a avaliação por pares cega, o trabalho deve ser submetido sem identificação de autoria, e-mail ou instituição, além de ter sido inspecionado.

  • Para participar, o autor deve enviar uma obra de sua autoria. Poesias com no máximo 3 páginas e 6 páginas para contos/crônicas e demais trabalhos precedidos do título. Aceitamos apenas produções inéditas.


Importante: O arquivo não deve ultrapassar o tamanho máximo de 4MB.

É facultativa a apresentação de justificativa dos trabalhos submetidos à avaliação da sessão Leituras.

Após receber o aceite da Comissão Editorial, reenvie, o mais breve possível, a versão final para publicação. Esta  deve conter o nome completo do autor, a instituição a que está vinculado, o e-mail, ORCID id, cidade e estado de origem e uma breve biografia em nota de rodapé

- É fundamental a vinculação do ORCID id, cadastro atualizado (acesse para saber como atualizar) e breve biografia em seu perfil

____________________________________________________

Visualidades

DESCRIÇÃO E NORMAS DE SUBMISSÃO - SEÇÃO VISUALIDADES

Odores, sensações, sons, gostos e imagens são elementos constituintes da espacialidade humana e funcionam como orientadores de estratégias para organização do espaço vivido.

Os sentidos compõem uma memória corporal onde estão condensadas as experiências vividas pelos sujeitos, as quais são acionadas cada vez que alguém entra em contato com elementos que mobilizam nossas lembranças, tornando-as elo entre o passado e os investimentos futuros.

Acredita-se que a espacialidade humana pode ser narrada em diferentes expressões artísticas, por isso a sessão visualidades pretende convocar e/ou comover por intermédio do fazer artístico visual ao usar como recursos: desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, colagens etc. que sugiram a espacialidade humana.

Busca-se explorar outros sentidos a fim de intervir na relação cotidiana entre sociedade e espaço, convocando e/ou comovendo por intermédio do fazer artístico visual.

 

  • Para fazer o download do template da seção Visualidades para as edições regulares clique aqui.

Atenção: Para assegurar a avaliação por pares cega,  o trabalho deve ser submetido sem identificação de autoria,  e-mail ou instituição, além de ter sido inspecionado.

Fazer uma nova submissão para a seção Visualidades.

  • Os arquivos destinados à seção de Visualidades devem ser enviados em formato .doc ou .docx, seguindo o modelo de template disponibilizado para a seção. Nestes, é obrigatória a apresentação de justificativa de no máximo uma lauda que introduza contextualmente as fotografias, croquis, desenhos ou vídeos.
  • As imagens devem ser enviadas no formato .jpeg,. O tamanho de arquivo .doc ou .docx suportado pelo site OJS (Open Journal System) da revista é de, em média 4 MB.
  • Os vídeos serão apresentados por uma imagem representativa do material e o link de publicação no youtube, sendo aceitos os formatos .avi e .mp4.
  • Aceitamos apenas produções inéditas

Após receber o aceite da Comissão Editorial, reenvie, o mais breve possível, a versão final para publicação. Esta  deve conter o nome completo do autor, a instituição a que está vinculado, o e-mail, ORCID id, cidade e estado de origem e uma breve biografia em nota de rodapé

- É fundamental a vinculação do ORCID id, cadastro atualizado (acesse para saber como atualizar) e breve biografia em seu perfil

_______________________________________________________

Entrevistas

DESCRIÇÃO E NORMAS DE SUBMISSÃO - SEÇÃO ENTREVISTAS

 

A realização de entrevistas corresponde a uma potente ferramenta de investigação científica. Os pesquisadores-entrevistadores embarcam em uma complexa e significativa atividade quando decidem fazer uso delas. Já as pessoas entrevistadas são convidadas ao diálogo pois suas vozes tem algo de instigante a revelar. 

Esta seção da Revista Ensaios de Geografia busca, portanto, publicizar diálogos mobilizados por pesquisadores(as) como uma ferramenta metodológica para a compreensão de fenômenos relacionados à ciência geográfica.

Para fazer o download do template da seção Entrevistas para as edições regulares clique aqui.

Os/As autores(as)-entrevistadores(as) deverão produzir um texto introdutório, apontando seus objetivos, justificando sua pertinência, apresentando o entrevistado e indicando a data e o local de sua realização. Os documentos poderão conter até 15 páginas.

As entrevistas submetidas ao periódico serão analisadas por nosso Comitê Editorial  a fim de averiguar sua adequação ao escopo de nossa revista.

Será publicada apenas uma entrevista por edição.

Dossiê

DESCRIÇÃO E NORMAS DE SUBMISSÃO - SEÇÃO DOSSIÊ

Nessa seção, a Ensaios de Geografia viabiliza a publicação de dossiês, com temáticas relacionadas à Geografia e áreas afins. Além das chamadas realizadas pela Equipe Editorial, propostas advindas da comunidade científica são igualmente aceitas, desde que se enquadrem no foco e escopo do periódico. Os projetos podem ser enviados para o e-mail revistaensaiosdegeografia@gmail.com, e serão julgados pelo Comitê Editorial, que avaliará sua possibilidade de publicação. 

Todos os manuscritos submetidos pelos autores devem seguir as diretrizes previstas para a seção Artigos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.