A INCORPORAÇÃO DO ESPAÇO URBANO PELO SETOR IMOBILIÁRIO NA CIDADE DE NITERÓI (RJ) E A QUESTÃO DA LOCALIZAÇÃO E DAS FORÇAS MONOPÓLIO

Autores

  • Kelly soares figueiredo Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Renda Fundiária Urbana, Setor Imobiliário, Forças de Monopólio

Resumo

A cidade na conjuntura capitalista de produção é encarada de forma fragmentada e o acesso ao solo urbano ocorre por meio da apropriação privada imposta à sociedade a partir do poder aquisitivo e à estratificação social. Nesse contexto a terra é convertida em mercadoria que pode gerar renda, no entanto é peculiar pela sua fixidez. O setor imobiliário busca captar a renda fundiária urbana pela diferenciação dos preços do solo urbano, tendo na localização o elemento central para o estabelecimento de uma hierarquização do mercado de moradias. Nessa perspectiva, de que forma a cidade de Niterói está envolvida na trama que envolve a busca de estratégias pelo setor imobiliário para transpor barreiras como a obsolescência da moradia e longa circulação da moradia-capital e a diferenciação do espaço pela presença de forças de monopólio?

Downloads

Biografia do Autor

  • Kelly soares figueiredo, Universidade Federal Fluminense
    Especialista em Gestão Ambiental pela FUNCEFET-RJ e Mestre em Geografia na linha de Ordenamento Urbano-Territorial pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Downloads

Publicado

31-01-2016

Como Citar

A INCORPORAÇÃO DO ESPAÇO URBANO PELO SETOR IMOBILIÁRIO NA CIDADE DE NITERÓI (RJ) E A QUESTÃO DA LOCALIZAÇÃO E DAS FORÇAS MONOPÓLIO. Ensaios de Geografia, Niterói, Brasil, v. 4, n. 8, p. 49–69, 2016. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/36290. Acesso em: 21 ago. 2025.