GUERRA AO TERROR, GEOPOLÍTICA, REPRESENTAÇÕES E PAISAGENS NO CINEMA NORTE-AMERICANO APÓS 11 DE SETEMBRO DE 2001

Autores/as

  • Roberto Ribeiro Sousa IFRJ

Palabras clave:

cinema, geopolítica, representações e paisagens

Resumen

Este artigo é um esforço no sentido de apontar, por intermédio do filme Guerra ao Terror, uma determinada espécie de narrativa fílmica norte-americana que emergiu após os atentados de 11 de setembro de 2001, momento de inflexão a partir do qual a temática “terrorismo” tornou-se mais frequente nas telas. Este referido tipo de narrativa, de caráter geopolítico, projeta, escorado em elaborações geográficas de paisagens e perfis de estereótipos, representações pretensamente legitimadoras das posições norte-americanas como potência central que, por outro aspecto, acabam por reforçar estigmas em relação àqueles que são vistos como obstáculos a “Pax Americana” no cenário internacional contemporâneo.

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Biografía del autor/a

Roberto Ribeiro Sousa, IFRJ

prof de geografia do IFRJ

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Publicado

2014-05-23

Cómo citar

SOUSA, R. R. GUERRA AO TERROR, GEOPOLÍTICA, REPRESENTAÇÕES E PAISAGENS NO CINEMA NORTE-AMERICANO APÓS 11 DE SETEMBRO DE 2001. Ensayos de Geografía, v. 2, n. 4, p. 50-66, 23 may 2014.