A INTERTEXTUALIDADE NO LIVRO DE CIÊNCIAS: ANALISANDO O TEMA SAÚDE E AMBIENTE
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i3.a21123Resumo
Neste trabalho analisamos a constituição do discurso sobre saúde e ambiente numa coleção didática de ciências. Inicialmente justificamos nossa escolha temáticaexplorando a interdependência saúde e ambiente, as diferentes abordagens dadas ao tema e discutindo uma amostra de trabalhos que exploram o tema saúde na escola. Na seqüência, baseados no referencial teórico metodológico da análise crítica do discurso consideramos o caráter híbrido do livro didático e seu contexto de produção. Em nossas
análises priorizamos a categoria intertextualidade, que se complementa por meio da consideração da relação entre aspectos textuais localizados e aspectos das práticas
sociais nas quais os textos analisados são produzidos e recebidos. Por fim, consideramos que os movimentos discursivos, bem como a escolha por utilizar um
determinado texto fonte e não outro, explicitam escolhas pedagógicas especificas e modos de representar o tema saúde e ambiente. A análise intertextual, onde localizamos
as opções por apagamento ou inserção de trechos retirados de textos fonte revela que no processo recontextualização discursiva o direcionamento dado ao texto possui relação
direta com as exigências da prática social.
Palavras-chave: Ensino de ciências, livro didático, intertextualidade, saúde e ambiente
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