ESTUDO DO CONTROLE BIOLÓGICO DA ESQUISTOSSOMOSE EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SERGIPE

Autores

  • CRISTIANE SOARES DOS SANTOS UFS
  • ADAUTO DE SOUZA RIBEIRO UFS

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i3.a21127

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de atividades educativas na motivação e aprendizagem dos alunos, partindo do conhecimento prévio destes com relação à Esquistossomose e controle biológico. O estudo foi desenvolvido em duas escolas públicas em Estância - SE. As atividades foram desenvolvidas com 147 alunos, em quatro etapas sucessivas: aplicação de questionário; aplicação de seminários; visita a
uma provável área de contaminação; exposição de vídeo e repetição do questionário inicial. As respostas dos alunos no questionário inicial comprovaram que as escolas ainda apresentam deficiência na criação de atividades educativas voltadas para o ensino da realidade local. De acordo com o teste Qui-quadrado de homogeneidade houve uma
mudança significativa nas respostas do pós-teste comprovando que a metodologia aplicada foi eficiente. As medidas preventivas são necessárias para combater a esquistossomose e a escola é o ambiente mais apropriado para se abordar temas como este.
Palavras-chave: Educação em saúde, Fatores de Risco, Schistosoma mansoni.

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Publicado

2010-12-30

Como Citar

SANTOS, C. S. D., & RIBEIRO, A. D. S. (2010). ESTUDO DO CONTROLE BIOLÓGICO DA ESQUISTOSSOMOSE EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SERGIPE. Ensino, Saude E Ambiente, 3(3). https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i3.a21127

Edição

Seção

Artigos