ESTUDO DO CONTROLE BIOLÓGICO DA ESQUISTOSSOMOSE EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SERGIPE
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i3.a21127Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia de atividades educativas na motivação e aprendizagem dos alunos, partindo do conhecimento prévio destes com relação à Esquistossomose e controle biológico. O estudo foi desenvolvido em duas escolas públicas em Estância - SE. As atividades foram desenvolvidas com 147 alunos, em quatro etapas sucessivas: aplicação de questionário; aplicação de seminários; visita auma provável área de contaminação; exposição de vídeo e repetição do questionário inicial. As respostas dos alunos no questionário inicial comprovaram que as escolas ainda apresentam deficiência na criação de atividades educativas voltadas para o ensino da realidade local. De acordo com o teste Qui-quadrado de homogeneidade houve uma
mudança significativa nas respostas do pós-teste comprovando que a metodologia aplicada foi eficiente. As medidas preventivas são necessárias para combater a esquistossomose e a escola é o ambiente mais apropriado para se abordar temas como este.
Palavras-chave: Educação em saúde, Fatores de Risco, Schistosoma mansoni.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.