UM BANHO DE CIDADANIA NAS MARGENS DO CÓRREGO SÃO JOÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i3.a21130Resumo
Essa pesquisa investigou o desenvolvimento coletivo de um projeto de Educação Ambiental extracurricular com alunos de Geografia no Ensino Médio. O tema gerador foi “Lixo no Córrego São João”, um afluente do Rio Jaguari-Mirim em São João da Boa Vista - SP. Foram realizadas sete etapas: seleção dos pontos do córrego para a ação educativa; observação dos resíduos sólidos presentes no córrego; produção de materialinformativo e orientação aos moradores; nova observação dos resíduos sólidos no córrego pós-intervenção junto aos moradores; avaliação geral do projeto; e elaboração
do relatório final. Não houve redução aparente da quantidade e dos tipos de resíduos sólidos lançados ao córrego, pelos moradores do entorno, após a atividade educativa.
No entanto, o projeto tornou-se palco para que os alunos vivenciassem a problemática ambiental in loco, estabelecessem relações entre meio ambiente e sociedade, e se percebessem como cidadãos pertencentes a uma coletividade e a uma realidade complexa.
Palavras-chave: educação ambiental, lixo, construção coletiva, ensino médio, ensino de Geografia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.