SUBSUNÇORES PARA A FÍSICA APLICADA À MEDICINA, NO CONTEXTO DO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Mara Fernanda Parisoto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Marco Antonio Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • José Tullio Moro Universidade Feevale (FEEVALE)

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i1.a21135

Resumo

O presente trabalho complementa uma extensa pesquisa em artigos referentes à Físicaaplicada à Medicina, no contexto do ensino, em 40 periódicos CAPES, Qualis A1, A2 eB1, publicados no período de 1999 a 2009. Essa pesquisa forneceu-nos argumentos parajustificar que os conhecimentos prévios, nessa área de pesquisa, são pouco investigados,tendo em vista que dos 38 artigos encontrados sobre o tema, apenas 6 referiam-se aconhecimentos prévios dos alunos, 3 de periódicos internacionais e 3 de nacionais. Apartir disso, investigaram-se de forma qualitativa e quantitativa os conhecimentosprévios de um grupo de alunos do curso de licenciatura em Física da UniversidadeFederal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os resultados foram utilizados para confecçãode material instrucional que foi usado em cursos para professores. Estes cursos tinhamcomo objetivo utilizar a Física aplicada à Medicina para dar sentido a conceitos físicos,visando uma aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Parisoto, M. F., Moreira, M. A., & Moro, J. T. (2013). SUBSUNÇORES PARA A FÍSICA APLICADA À MEDICINA, NO CONTEXTO DO ENSINO DE FÍSICA. Ensino, Saúde E Ambiente, 5(1). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i1.a21135

Edição

Seção

Artigos