CIÊNCIA COMO HISTÓRIAS DO MUNDO: DILEMAS E DICOTOMIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i1.a21137Resumo
A partir de experiências investigativas com uma turma da disciplina Ciências NaturaisII, no curso de Pedagogia da UniRio, pretende-se discutir percursos, percalços, dilemase dicotomias presentes na formação do educador para o ensino de ciências. Por que,apesar de toda reflexão e discussão acerca da superação da concepção do ensino deciências como mera transmissão de conhecimentos científicos, é tão difícil para osprofessores em formação pensar formas outras de ensinar Ciências? Através do diálogocom narrativas discentes, intenta-se enfrentar questões propostas por Roseli & Caluzi(2004) acerca dos desafios do ensino de ciências e suas relações com o mundocotidiano, através da reflexão da composição rizomática do conhecimento e da própriaconstrução do conhecimento científico. Assim, faz-se uma reflexão sobre o formaçãodocente tendo em vista a (re)significação do ensino de ciências, enquanto possibilidadepara a (trans)formação de cidadãos críticos e atuantes em um mundo em crise.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.