TEOREMAS-EM-AÇÃO E CONCEITOS-EM-AÇÃO NA FÍSICA APLICADA À MEDICINA

Autores

  • Mara Fernanda Parisoto Doutoranda em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marco Antonio Moreira Professor e pesquisador em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • José Tullio Moro Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21146

Resumo

Buscamos analisar três situações-problema que fazem parte de um curso que trata da Física aplicada à Medicina para dar sentido aos conceitos do campo conceitual relativo a Óptica, Eletromagnetismo e Física Moderna. Os nossos objetivos foram: 1) encontrar possíveis teoremas-em-ação e conceitos-em-ação; 2) buscar indícios de aprendizagem significativa; 3) desenvolver uma ficha para cada aluno colocando os pontos que eles apresentam erros ou falta de conhecimento, utilizando tal ficha em uma entrevista semiestruturada. Utilizamos, para tanto, a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Concluímos que na maioria dos casos os alunos nos forneceram indícios de aprendizagem significativa e, portanto, que o material elaborado e implementado é potencialmente significativo.

 Palavras-chave: ensino de Física, teoremas-em-ação, conceitos-em-ação, Física aplicada à Medicina, aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Parisoto, M. F., Moreira, M. A., & Moro, J. T. (2013). TEOREMAS-EM-AÇÃO E CONCEITOS-EM-AÇÃO NA FÍSICA APLICADA À MEDICINA. Ensino, Saúde E Ambiente, 6(3). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21146

Edição

Seção

Artigos