BUSCANDO ANALOGIAS NO LIVRO DIDÁTICO: USO E ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA-RR

Autores

  • Ricardo Luiz Ramos ma de Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECIM/ULBRA-Canoas -
  • Maria Eloisa Farias Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECIM/ULBRA-Canoas
  • Tania Renata Prochnow Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECIM/ULBRA-Canoas

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21147

Resumo

As escolas estaduais do ensino fundamental de Boa Vista-RR adotam livros didáticos enviados pelo Ministério da Educação que possuem uniformização dos conteúdos para todo Brasil. Este trabalho apresenta uma pesquisa documental analítica, fundamentada no método dedutivo comparativo e observação da prática docente com cinco professores de ciências, no ano letivo de 2009. Trata-se da análise do uso de analogias nos temas de educação em saúde, no livro didático de sétimo ano do ensino fundamental, utilizado pelas escolas. É um trabalho exploratório, que necessita de maior aprofundamento. A análise evidenciou que o livro selecionado não utiliza analogias na abordagem destes temas, porém na sala de aula a estratégia é muito utilizada pelos professores, sendo uma ferramenta valiosa entre conhecimentos diferentes, um conhecido e outro desconhecido, importante na aprendizagem de conceitos difíceis; também é utilizada sob forma inadvertida de conceitos reducionistas, generalizando seu uso na prática docente, embora ausentes no livro analisado.

 Palavras-chave: Analogias. Educaçãoem saúde. Livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Ramos, R. L., Farias, M. E., & Prochnow, T. R. (2013). BUSCANDO ANALOGIAS NO LIVRO DIDÁTICO: USO E ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL EM BOA VISTA-RR. Ensino, Saúde E Ambiente, 6(3). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21147

Edição

Seção

Artigos