RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: DISCUTINDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA E O PAPEL DA COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

  • Carolina Netto Rangel Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) / Laboratório de Currículo e Ensino (LEC)
  • Rebecca Greenwood Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) / Laboratório de Currículo e Ensino (LEC)
  • Juliana Casemiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) / Laboratório de Currículo e Ensino (LEC)
  • Ana Gabriela Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) / Laboratório de Currículo e Ensino (LEC)
  • Alexandre Brasil Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES) / Laboratório de Currículo e Ensino (LEC)

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21148

Resumo

Considerando o PNAE como uma das políticas públicas, mas significativas para a garantia do direito à alimentação do escolar, foi realizada uma revisão panorâmica crítica da literatura no período de (1994-2010). A produção científica sobre o PNAE neste período foi construída primordialmente na Região Sudeste, com destaque para o estado de São Paulo. A maior parte dos estudos são quantitativos e de abrangência local, sendo os estudos não empíricos os maiores responsáveis por inferências de abrangência nacional. O principal objeto/sujeito de pesquisa é o estudante, seus hábitos, preferências e estado de saúde. As refeições e as(os) merendeiras(os) responsáveis por seu preparo aparecem em seguida, com o objetivo de avaliar critérios de qualidade e higiene. A EAN tem destaque com estratégia a priori para o bom funcionamento do PNAE. Destacamos a necessidade de inclusão da comunidade escolar com atores ativos no desenvolvimento do PNAE e da EAN na escola.

 Palavras chave: Programa Nacional de Alimentação Escolar; Educação Alimentar e Nutricional; Produção científica; Comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Rangel, C. N., Greenwood, R., Casemiro, J., Fernandes, A. G., & Fonseca, A. B. (2013). RELAÇÕES ENTRE O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: DISCUTINDO A PRODUÇÃO CIENTÍFICA E O PAPEL DA COMUNIDADE ESCOLAR. Ensino, Saude E Ambiente, 6(3). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21148

Edição

Seção

Artigos