JOGO DE TRILHA “LIXO URBANO”: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

  • Ireni de Jesus Siqueira Universidade Federal de Goiás (ETAEB-ICB-UFG), Campus II, Goiânia, Goiás, Brasil.
  • Adriana Maria Antunes Universidade Federal de Goiás (ETAEB-ICB-UFG), Campus II, Goiânia, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21151

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo elaborar o “Jogo de trilha: Lixo Urbano” e utilizá-lo como tecnologia educacional para sensibilizar os estudantes para a problemática do lixo, em proposta de Educação Ambiental (EA). O jogo foi construído em tamanho grande usando materiais reutilizáveis e aplicado como atividade lúdica para uma turma com 24 estudantes do 2° Ano do Ensino Fundamental, em Uruaçu-Goiás. A avaliação da proposta lúdica foi feita qualitativa e quantitativamente, sendo os dados coletados em questionários e desenhos. O uso do jogo conseguiu motivar os estudantes para o processo de ensino aprendizagem e favorecer a construção estatisticamente significativa de novos conhecimentos. Além disso, o jogo ensinou aos estudantes como cuidar melhor do meio ambiente. Assim, atividades de EA desenvolvidas no ensino infantil por meio de jogos podem formar indivíduos preocupados com o meio ambiente e que vão levar esses valores ao longo da vida.

  Palavras– Chave: Educação Ambiental, jogo educacional, lixo, sensibilização, escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

de Jesus Siqueira, I., & Antunes, A. M. (2013). JOGO DE TRILHA “LIXO URBANO”: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. Ensino, Saude E Ambiente, 6(3). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21151

Edição

Seção

Artigos