JOGO DE TRILHA “LIXO URBANO”: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21151Resumo
O presente trabalho teve como objetivo elaborar o “Jogo de trilha: Lixo Urbano” e utilizá-lo como tecnologia educacional para sensibilizar os estudantes para a problemática do lixo, em proposta de Educação Ambiental (EA). O jogo foi construído em tamanho grande usando materiais reutilizáveis e aplicado como atividade lúdica para uma turma com 24 estudantes do 2° Ano do Ensino Fundamental, em Uruaçu-Goiás. A avaliação da proposta lúdica foi feita qualitativa e quantitativamente, sendo os dados coletados em questionários e desenhos. O uso do jogo conseguiu motivar os estudantes para o processo de ensino aprendizagem e favorecer a construção estatisticamente significativa de novos conhecimentos. Além disso, o jogo ensinou aos estudantes como cuidar melhor do meio ambiente. Assim, atividades de EA desenvolvidas no ensino infantil por meio de jogos podem formar indivíduos preocupados com o meio ambiente e que vão levar esses valores ao longo da vida.
Palavras– Chave: Educação Ambiental, jogo educacional, lixo, sensibilização, escola.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.