O ENSINO DE PSICANÁLISE NA PRÁTICA AMBULATORIAL DA SAÚDE MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21155Resumo
Este artigo pretende relatar e discutir os destinos do ensino acadêmico de psicanálise, em graduação de Psicologia, para aqueles profissionais da psicologia que se engajam no trabalho ambulatorial de saúde mental. De que maneira veem eles aquele ensino que receberam em seus contextos atuais de trabalho? O que aproveitam do ensino de psicanálise num ambulatório que certamente tem características funcionais distintas do clássico consultório de psicanálise? Foi necessário reconhecer que o ambulatório da Saúde Mental tem suas próprias exigências. E de modo algum se pode esperar que o ensino de psicanálise e o ensino geral de psicologia possam atendê-las plena e antecipadamente. Pois, como todo empreendimento no real, exige o abandono de ideias prontas prévias e a aposta na invenção. Mas, ainda assim, ouvimos desses profissionais que o ensino de psicanálise orientou, aparelhou, norteou, reconfortou, inspirou e pôde, até mesmo, ser entendido retroativamente com mais agudeza e pertinência.
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