A CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE CINEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO MOVIMENTO DA ARRUELA - APLICANDO A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21156Resumo
É público e notório que a tecnologia permite aos alunos o acesso às informações, de diferentes maneiras. O que se torna um desafio para o educador, que é o principal agente responsável por gerenciar essas informações para que se tornem conhecimento. O método de ensino baseado em apresentar informações perde espaço nesse contexto, demandando uma prática educativa que considere o aluno como um ator social que possui um conhecimento prévio, e historicamente construído. Esse artigo analisa dois episódios de Ensino de Física em que foi adotada a postura metodológica PBL (Problem-Based Learning), associada à análise argumentativa, para descrever o aprendizado de conceitos sobre cinemática. Com isso, conseguimos compreender melhor de que forma a argumentação pode auxiliar no aprendizado de um novo conceito científico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Integrado, na cidade de Campos dos Goytacazes - RJ.Downloads
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