v. 7 n. 1 (2014): EDIÇÃO ESPECIAL - IV ENECiências

Este número publica os melhores trabalhos do IV ENECiências, ocorrido entre os dias 13 e 16 de maio de 2014, na UFF. A seleção dos trabalhos foi feita pelo COMITÊ CIENTÍFICO do IV ENECiências e pelo COMITÊ EDITORIAL da Revista Ensino, Saúde e Ambiente.
Publicado: 2014-08-05

Artigos

  • A CONSTRUÇÃO DE UM DICIONÁRIO DE CINEMÁTICA E A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO MOVIMENTO DA ARRUELA - APLICANDO A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA

    Tiago Destéffani Admiral
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21156
  • MICROBIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS ABORDAM ESSA TEMÁTICA

    GIZELE TIAGO BARBÊDO
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21157
  • A AVALIAÇÃO DA ACUIDADE VISUAL DO ESCOLAR NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: PROPOSTA DE VÍDEO PARA ORIENTAÇÃO DOCENTE

    Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues, Mariana da Silva Braga
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21158
  • FÍSICA E SURDEZ: ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON

    Lucia Cruz Almeida
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21159
  • Aprendendo com os microrganismos: uma proposta prática

    Viviane Louback Gitti, Michele Pereira de Souza, Aline Peçanha Muzy Dias, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21160
  • VISÕES SOBRE A TEORIA EVOLUTIVA: PRESSÕES INSTITUCIONAIS RELIGIOSAS E CIÊNCIA.

    Viviane Vieira, Eliane Brígida Morais Falcão
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21161
  • COMUNICAÇÃO QUÍMICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: USO DE UM ÁUDIO E UM JOGO DE BINGO

    Priscilla Santos Lassance, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Eluzir Pedrazzi Chacon, Marcia Narcizo Borges
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21162
  • CONCEPÇÕES DE NATUREZA E DE AMBIENTE A PARTIR DE PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA DE FILOSOFIA: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

    Aline de Fátima Santos Camara Cooper, Maylta Brandão dos Anjos, Verônica Pimenta Velloso
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21163
  • Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos

    Marta Maximo Pereira, Viviane Abreu de Andrade
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21164
  • ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR DA ÁREA DE SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR NO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

    Nelson Coimbra Ribeiro Neto, Fabiana Abrahão
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21165
  • Proposta de um jogo de tabuleiro como recurso para a mediação didática do tema aquecimento global no ensino médio

    Alexandre Lobato, Elaine Alves, Daniel Medina
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21166
  • COLORINDO BANDEIRAS – A ELABORAÇÃO DE UM SIMULADOR PARA O ESTUDO DE INDICADORES ÁCIDO-BASE

    Eluzir Pedrazzi Chacon, Lucidea Guimarães Rebello Coutinho
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21167
  • ELABORAÇÃO DE JOGOS POR ALUNOS DO SENAI.

    ANA CLAUDIA MANHAES
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21168
  • O CONCEITO DE GENOMA NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS LOCALIZADAS EM ÁREAS CARENTES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    Juliana Macedo Nascimento, Rosane Moreira Meirelles
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21169
  • GÊMEOS, GENÉRICOS E QUIRAIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESTEREOQUÍMICA E ATIVIDADE FARMACOLÓGICA

    Nilcimar dos Santos Souza, Salete Linhares Queiroz
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21170
  • REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE MEIO AMBIENTE DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CEUNES/UFES

    Thayroni Bonniheki Gomes Souza
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21171
  • MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA E MUSEU CIÊNCIA VIVA: UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES FLUMINENSES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

    Aline de Fátima Santos Camara Cooper, Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento, Marcos Paulo Ferreira de Souza, Eliane Melo de Matos, Eline Deccache Maia
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21172
  • INTERSEÇÕES ENTRE ALIMENTAÇÃO E EDUCAÇÃO NA ESCOLA: A SAÚDE ESTÁ NA MESA

    DIAS ROVARI CORDEIRO
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21173
  • DOENÇAS NEGLIGENCIADAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES ELABORADAS A PARTIR DAS PROPOSTAS CURRICULARES

    Sheila Soares de Assis, Tania Cremonini Araújo-Jorge
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21174
  • PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM CASO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

    Lucile Daniel Moreira
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21175
  • A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO METODOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO BÁSICO

    Emerson Nunes da Costa Gonçalves
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21176
  • PANORAMA DESCRITIVO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

    Inez Barcellos Andrade, Isabel Martins
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21177
  • ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: UM MARCO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

    Edileuza Queiroz, Laísa Freire
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21178
  • O CARAMUJO AFRICANO (ACHATINA FULICA), PERIGOS PARA A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA

    Ricardo Moreira de Queiroz, Augusto Fachín Terán, Andrea Garcia de Queiroz
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21179
  • A TRÍADE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS – ENSINO DE QUÍMICA – PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

    Aline Souza de Camargo, Patrícia Fernandes Lootens Machado
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21180
  • OFICINA TEMÁTICA SOBRE ARMAS QUÍMICAS NÃO LETAIS: A CAPSAICINA

    Florence Cordeiro de Farias
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21181
  • ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE PEDAGOGIA DE PROJETO: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO À LUZ DA TEORIA DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

    Sidnei Quezada Meireles Leite, Vilma Reis Terra, Joelma Goldner Kruger, Nádia Ribeiro Amorim
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21182
  • ANÁLISE DO USO DE UM JOGO PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES

    Claudilene Moura Perim
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21183
  • ENSINANDO HISTÓRIA, CULTURA E CIÊNCIAS NO MUSEU – ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PARA FORMAÇÃO DE CRITICIDADE

    Adriane Gonçalves Gomes, Carlos Roberto Pires Campos, Leonardo Salvalaio Muline
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21184
  • PARASITOSES INTESTINAIS DO MUNICÍPIO DE NOVA ESPERANÇA DO PIRIÁ: CONHECER PARA EVITAR

    SANDRA Nazaré Dias BASTOS
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21185