FÍSICA E SURDEZ: ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON

Autores

  • Lucia Cruz Almeida Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21159

Resumo

Apresentamos o relato de uma experiência sobre o ensino da 1ª Lei de Newton para 12 alunos surdos de uma escola pública. Tomando por base as especificidades da comunicação com alunos surdos, licenciandos em Física foram desafiados a refletir sobre a prática docente, propor e implementar atividade de ensino adequada aos pressupostos da educação inclusiva. Além do enriquecimento da formação docente, objetivávamos produzir material didático alternativo ao ensino expositivo e que permitisse ao aluno surdo plena participação na construção do conhecimento. Os resultados se mostraram satisfatórios, tanto em relação à formação dos licenciandos quanto à adequação dos recursos e estratégias didáticas propostas para os processos de ensino e de aprendizagem. A atividade de ensino está sendo consolidada na forma de vídeo bilíngue, de modo a permitir seu acesso a outros professores e, consequentemente, contribuir para a ampliação de recursos alternativos ao ensino expositivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Cruz Almeida, Universidade Federal Fluminense

Departamento de Física; Grupo de Pesquisa em Ensino de Física.

Downloads

Publicado

2014-07-13

Como Citar

Almeida, L. C. (2014). FÍSICA E SURDEZ: ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON. Ensino, Saúde E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21159