FÍSICA E SURDEZ: ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21159Resumo
Apresentamos o relato de uma experiência sobre o ensino da 1ª Lei de Newton para 12 alunos surdos de uma escola pública. Tomando por base as especificidades da comunicação com alunos surdos, licenciandos em Física foram desafiados a refletir sobre a prática docente, propor e implementar atividade de ensino adequada aos pressupostos da educação inclusiva. Além do enriquecimento da formação docente, objetivávamos produzir material didático alternativo ao ensino expositivo e que permitisse ao aluno surdo plena participação na construção do conhecimento. Os resultados se mostraram satisfatórios, tanto em relação à formação dos licenciandos quanto à adequação dos recursos e estratégias didáticas propostas para os processos de ensino e de aprendizagem. A atividade de ensino está sendo consolidada na forma de vídeo bilíngue, de modo a permitir seu acesso a outros professores e, consequentemente, contribuir para a ampliação de recursos alternativos ao ensino expositivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.