COMUNICAÇÃO QUÍMICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: USO DE UM ÁUDIO E UM JOGO DE BINGO

Autores

  • Priscilla Santos Lassance Universidade Federal Fluminense
  • Carlos Magno Rocha Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Eluzir Pedrazzi Chacon Universidade Federal Fluminense
  • Marcia Narcizo Borges Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21162

Resumo

 A comunicação entre indivíduos vivos ocorre de forma constante e de diversas maneiras, como por exemplo, a Comunicação Química, sendo que na imensa maioria das vezes acontece de forma imperceptível e estão presente no dia a dia. Desse modo, essa temática surge como uma alternativa para o ensino da Química Orgânica. Já a utilização de jogos didáticos e novas tecnologias lúdicas trazem uma perspectiva de educação mais atual e tecnológica, que rompe com as barreiras de um ensino tradicional, que ainda é bastante forte nas escolas brasileiras. Desse modo, ferramentas como áudios e jogos podem facilitar e motivar o processo de ensino/aprendizagem. Assim, este trabalho descreve a aplicação e avaliação dessa temática, do uso do áudio "A química entre nós: Comunicação Química" e de um Bingo, preparado para esse estudo, visando a aprendizagem significativa de Química Orgânica, os quais foram desenvolvidos de forma contextualizada e interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Santos Lassance, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Licenciatura em Química/Bolsista PIBID/Universidade Federal Fluminense

Carlos Magno Rocha Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

 Professor do Departamento de Química Orgânica/Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e da Natureza da Universidade Federal Fluminense 

Eluzir Pedrazzi Chacon, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Química Inorgânica/PIBID//Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e da Natureza da universidade Federal Fluminense

Marcia Narcizo Borges, Universidade Federal Fluminense

 

Professora do Departamento de Química Orgânica/PIBID//Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e da Natureza da Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

2014-07-13

Como Citar

Lassance, P. S., Ribeiro, C. M. R., Chacon, E. P., & Borges, M. N. (2014). COMUNICAÇÃO QUÍMICA NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA: USO DE UM ÁUDIO E UM JOGO DE BINGO. Ensino, Saude E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21162

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)