Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos

Autores

  • Marta Maximo Pereira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo
  • Viviane Abreu de Andrade Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e Doutoranda em Ensino em Biociências e Saúde, Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz/RJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21164

Resumo

Muitas pesquisas enfatizam a importância da metacognição para a aprendizagem de ciências. Apresentamos neste trabalho a análise de uma proposta de atividade em que os alunos são levados a elaborar e resolver uma questão relativa a conteúdos de Física estudados no ano anterior e a refletir sobre suas aprendizagens. Tal atividade foi aplicada, durante as aulas de Física, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma instituição federal de ensino. Realizamos um estudo de caso, com abordagem qualitativa, por intermédio dos registros fornecidos por uma aluna. Ela realizou a atividade de forma apropriada e valeu-se de conhecimentos científicos e metacognitivos. Tal fato sugere que a relação entre aquilo que o sujeito conhece e aquilo que ele sabe sobre o que conhece, ou seja, entre cognição e metacognição, permite que nos aproximemos do problema concreto que é saber o que e como as pessoas aprendem.

Downloads

Biografia do Autor

Marta Maximo Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu, Colegiado do Ensino Médio (disciplina: Física); Mestre em Ensino de Física pela UFRJ.

Downloads

Publicado

2014-07-13

Como Citar

Maximo Pereira, M., & Andrade, V. A. de. (2014). Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos. Ensino, Saúde E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21164