ANÁLISE DA QUALIDADE DE VIDA DO PROFESSOR DA ÁREA DE SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR NO SUL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21165Resumo
Com o objetivo de analisar a qualidade de vida do professor na área de saúde, no Ensino Superior do sul do Espírito Santo, indagamos se o profissional da saúde teria uma melhor qualidade de vida do que professores de outras áreas. Esta foi uma pesquisa quantitativa, com observação participativa estruturada, aplicando-se o questionário SF 36 a 50 docentes, onde 25 eram de cursos da área da Saúde, e outros 25 compunham o grupo Controle. Na análise estatística utilizou-se os testes de Shapiro-Wilk, t de student e de Mann-Whitney U, além das correlações de Pearson e Spearman. Apenas os domínios (Dor) e (Estado Geral de Saúde) apresentaram diferença significativa, e observamos correlação entre idade e tempo de atuação como professor no Ensino Superior. Para atingir estes professores e transformá-los em multiplicadores dos cuidados em saúde sugerimos a implementação de programas de qualidade de vida nas Instituições.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.