Proposta de um jogo de tabuleiro como recurso para a mediação didática do tema aquecimento global no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21166Resumo
A abordagem de temas controversos nas aulas de Ciências da Natureza, muitas vezes não corresponde ao esperado pelo professor, devido às dificuldades encontradas na mediação de conteúdos. Além disso, a falta de recursos didáticos colabora para uma realidade onde o desenvolvimento de métodos de ensino seja um grande desafio. A partir deste quadro foi produzido um jogo didático de tabuleiro do tipo “trilha”, que permite ao professor inserir o tema “Aquecimento global” na sala de aula, abordando os conteúdos curriculares pertencentes ao assunto, e as discussões sobre comportamento e consumo, tão importantes para o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno. Em sua proposta, o jogo pretende modificar a sala de aula num ambiente capaz de despertar no estudante um novo interesse pela vivência escolar, proporcionada pela compreensão mais ampla sobre a temática ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.