MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA E MUSEU CIÊNCIA VIVA: UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES FLUMINENSES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Aline de Fátima Santos Camara Cooper IFRJ - Nilópolis
  • Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento IFRJ - Nilópolis
  • Marcos Paulo Ferreira de Souza IFRJ - Nilópolis
  • Eliane Melo de Matos IFRJ - Nilópolis
  • Eline Deccache Maia IFRJ - Nilópolis

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21172

Resumo

O presente trabalho analisou comparativamente, sob a perspectiva de professores de ciências do ensino básico e pedagogas, o Museu de Ciências da Terra, na Urca/RJ, e o Museu Ciência Viva, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, quanto à adequação de ambos como espaços educacionais não formais, auxiliares da aprendizagem voltada para a educação básica. Tal pesquisa foi instigada pelo interesse em se conhecer locais para complementação do ensino formal, sabendo-se que a escola é o principal fornecedor dos visitantes aos Museus e Centros de Ciência. Na análise realizada ficou evidente a diferença estrutural física e de formas de abordagem do público entre ambas instituições. Constatou-se a necessidade desses espaços realizarem investimentos constantes na conservação e modernização do acervo, assim como na adequação dos itens expostos ao público, evitando que os mesmos fiquem subutilizados, abrindo mão da vocação como importantes espaços de divulgação científica para a sociedade.

Downloads

Biografia do Autor

Aline de Fátima Santos Camara Cooper, IFRJ - Nilópolis

Formada em Ciências Biológicas pela UFRRJ, atuo como docente de ciências das redes municipais de Angra dos Reis e do Rio de Janeiro. Além disso, sou mestranda pelo Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pelo PROPEC - IFRJ.

Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento, IFRJ - Nilópolis

Pedagoga, professora da rede estadual do Rio de Janeiro e mestranda em Ensino de Ciências pelo IFRJ, Campus Nilópolis.

Marcos Paulo Ferreira de Souza, IFRJ - Nilópolis

Biólogo. Professor de Biologia e de Ciências da rede estadual do Rio de Janeiro e mestrando em Ensino de Ciências pelo IFRJ, Campus Nilópolis. Membro do grupo de pesquisas GPTEEA do IFRJ.

Eliane Melo de Matos, IFRJ - Nilópolis

Pedagoga e mestranda em Ensino de Ciências pelo IFRJ, Campus Nilópolis.

Eline Deccache Maia, IFRJ - Nilópolis

Doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro vinculada ao Mestrado Profissional de Ensino de Ciências (PROPEC).

Downloads

Publicado

2014-07-13

Como Citar

Cooper, A. de F. S. C., do Nascimento, L. A. e L., de Souza, M. P. F., de Matos, E. M., & Maia, E. D. (2014). MUSEU DE CIÊNCIAS DA TERRA E MUSEU CIÊNCIA VIVA: UMA BREVE COMPARAÇÃO ENTRE DUAS INSTITUIÇÕES FLUMINENSES DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Ensino, Saúde E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21172