DOENÇAS NEGLIGENCIADAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES ELABORADAS A PARTIR DAS PROPOSTAS CURRICULARES

Autores

  • Sheila Soares de Assis Fundação Oswaldo Cruz/Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório de Inovações, Terapias, Ensino e Bioprodutos - Doutoranda do Programa em Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde.
  • Tania Cremonini Araújo-Jorge Fundação Oswaldo Cruz/Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório de Inovações, Terapias, Ensino e Bioprodutos

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21174

Resumo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são acometidas pelas doenças negligenciadas (DN). Estão inclusos nesse grupo os agravos relacionados à pobreza como dengue, leishmanioses, malária, geohelmintoses, entre outros. Como uma das medidas a serem empregadas para o enfrentamento da pobreza no país está a inclusão deste tema nos conteúdos curriculares da educação básica e técnica. O objetivo do estudo foi refletir sobre o tema das doenças negligenciadas nas propostas curriculares de cinco estados brasileiros, sendo cada um pertencente a uma região geográfica do país. A pesquisa tem cunho qualitativo e utilizou-se a análise interpretativa. Verificamos que somente dois dos currículos analisados mencionam as doenças negligenciadas, prevalece ainda o indicativo de normas prescritivas e pouco encorajamento para uma participação autônoma da sociedade nas ações de saúde. A participação de docentes na elaboração dos documentos é percebida como avanço no processo de construção curricular.

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Publicado

2014-07-13

Como Citar

Assis, S. S. de, & Araújo-Jorge, T. C. (2014). DOENÇAS NEGLIGENCIADAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES ELABORADAS A PARTIR DAS PROPOSTAS CURRICULARES. Ensino, Saude E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21174

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