ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: UM MARCO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Autores

  • Edileuza Queiroz UFRRJ
  • Laísa Freire UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21178

Resumo

Este ensaio teórico intenciona trazer à baila reflexões que possam contribuir para o embasamento teórico-metodológico de pesquisas na área de educação em ciências a partir dos estudos da linguagem referenciados pela Análise Crítica do Discurso (ACD).  Consideramos a ACD, desenvolvida por Norman Fairclough, um referencial com condições de atender às demandas de pesquisas em educação em ciências envolvendo aspectos sociais, suas relações de poder e questões linguísticas. Para a ACD, práticas sociais são discursivamente moldadas e constituídas, o discurso que é linguisticamente analisável, constitui elemento chave para esta interpretação. A ACD relaciona-se com outras teorias e métodos sociais, engajando-se não apenas de maneira interdisciplinar, mas transdisciplinar, entendendo que o diálogo entre disciplinas e arcabouços pode levar ao desenvolvimento das mesmas por meio de um processo de cada uma internamente se apropriar da lógica da outra como recurso para seu próprio desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-13

Como Citar

Queiroz, E., & Freire, L. (2014). ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: UM MARCO TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Ensino, Saúde E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21178