O CARAMUJO AFRICANO (ACHATINA FULICA), PERIGOS PARA A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21179Resumo
A educação é uma importante ferramenta para entender as causas e as consequências sobre a inserção de espécies exóticas em ambientes naturais, bem como os problemas que esta ação causa ao meio ambiente e a sociedade. Este artigo busca desenvolver um diálogo com os leitores sobre a inserção de animais exóticos e os perigos para a saúde e os ecossistemas, sugerindo uma proposta de alfabetização ecológica com o tema dos animais exóticos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 4° e 5° ano de Ensino Fundamental de uma escola da zona centro sul da cidade de Manaus, Amazonas. A mudança de postura frente à problemática dos organismos invasores e o reconhecimento de nossas ações cotidianas enquanto educadores e contribuintes na formação de sujeitos críticos e reflexivos resultam no constructo dos primeiros alicerces de uma Alfabetização Ecológica.
Palavras-chave: Caramujo africano, Achatina fulica, espécies exóticas, alfabetização ecológica, Amazônia.
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