ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE PEDAGOGIA DE PROJETO: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO À LUZ DA TEORIA DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21182Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar qualitativamente, sob o ponto de vista epistemológico, das duas experiências pedagógicas à luz da teoria da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) e da filosofia do movimento CTSA, tendo como foco a alfabetização científica (AC). Foram realizados dois projetos de extensão escolar orientados por temas sociocientíficos locais e regionais do Estado do Espírito Santo: Cineclube Escolar da Ciência e Jornal Escolar da Ciência. Esses projetos tiveram a participação de professores, alunos monitores da graduação e pesquisadores no campo da educação científica. Os resultados apontam para superação dos desafios da educação brasileira, sobretudo no estado do Espírito Santo, potencializando a alfabetização científica com enfoque CTSA a partir do uso de temas sociocientíficos e pedagogia de projeto.
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