ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE PEDAGOGIA DE PROJETO: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO À LUZ DA TEORIA DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

Autores

  • Sidnei Quezada Meireles Leite Instituto Federal do Espírito Santo
  • Vilma Reis Terra Instituto Federal do Espírito Santo
  • Joelma Goldner Kruger Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo
  • Nádia Ribeiro Amorim Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21182

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar qualitativamente, sob o ponto de vista epistemológico, das duas experiências pedagógicas à luz da teoria da zona de desenvolvimento proximal (ZDP) e da filosofia do movimento CTSA, tendo como foco a alfabetização científica (AC). Foram realizados dois projetos de extensão escolar orientados por temas sociocientíficos locais e regionais do Estado do Espírito Santo:  Cineclube Escolar da Ciência e Jornal Escolar da Ciência. Esses projetos tiveram a participação de professores, alunos monitores da graduação e pesquisadores no campo da educação científica. Os resultados apontam para superação dos desafios da educação brasileira, sobretudo no estado do Espírito Santo, potencializando a alfabetização científica com enfoque CTSA a partir do uso de temas sociocientíficos e pedagogia de projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-08-04

Como Citar

Leite, S. Q. M., Terra, V. R., Kruger, J. G., & Amorim, N. R. (2014). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE PEDAGOGIA DE PROJETO: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DE DUAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO À LUZ DA TEORIA DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL. Ensino, Saúde E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21182