DIAGNÓSTICO MULTIDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: APLICAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO EM UMA ESCOLA DE NITERÓI (RJ).

Autores

  • Luiz Octávio Gavião Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Gilson Brito Alves Lima Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i2.a21189

Resumo

Esse artigo é parte dos estudos preliminares para uma dissertação de mestrado que objetiva apresentar indicadores de desempenho para escolas de ensino médio do Brasil, por modelagem fuzzy, com a finalidade de diagnosticar o grau de maturidade do ensino da educação ambiental, num contexto holístico da sustentabilidade. Os indicadores de desempenho foram adaptados de um programa Australiano, em vigor desde 2005, tendo seus indicadores e métricas adaptados ao contexto da educação brasileira, com base em entrevistas com especialistas. A proposta foi aplicada em uma escola de ensino médio de Niterói-RJ. Os resultados obtidos indicaram significativa diferença entre o desempenho da educação ambiental em sala de aula e a prática de iniciativas no campus escolar, que evidencia a importância do enfoque multidisciplinar à educação ambiental.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Octávio Gavião, Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Mestrando do Programa de Pós-graduação de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Gilson Brito Alves Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Professor do Programa de Pós-graduação de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Downloads

Publicado

2014-11-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DIAGNÓSTICO MULTIDISCIPLINAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: APLICAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO EM UMA ESCOLA DE NITERÓI (RJ). (2014). Ensino, Saúde E Ambiente, 7(2). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i2.a21189