A ABORDAGEM DE DUAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS: HANSENÍASE E TUBERCULOSE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLDEM)
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i3.a21191Resumo
Doenças negligenciadas são transmitidas por agentes infecciosos e parasitários que prevalecem na pobreza, e contribuem para a manutenção das desigualdades atuais em alusão essencialmente ao acesso à saúde. A tuberculose e a hanseníase são exemplos destas doenças e são alvos deste estudo, que tem como objetivo a análise da abordagem destas duas doenças negligenciadas, bem como a problemática da tuberculose multirresistente, nos livros didáticos do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLDEM. Os oito livros didáticos, aprovados pelo PNLD 2012, foram analisados. Após a investigação foi verificado que 62,5% tratam de alguma forma a tuberculose e 50% a hanseníase, um índice insatisfatório. Além disso, a abordagem dos conteúdos analisados foi considerada incompleta, pois em tese não contribui para uma aprendizagem significativa, já que não traz uma abordagem histórico-filosófica e social do tema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.