A ABORDAGEM DE DUAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS: HANSENÍASE E TUBERCULOSE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLDEM)

Autores

  • Pedro Henrique Lopes da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cristina dos Santos Bianchi Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i3.a21191

Resumo

Doenças negligenciadas são transmitidas por agentes infecciosos e parasitários que prevalecem na pobreza, e contribuem para a manutenção das desigualdades atuais em alusão essencialmente ao acesso à saúde. A tuberculose e a hanseníase são exemplos destas doenças e são alvos deste estudo, que tem como objetivo a análise da abordagem destas duas doenças negligenciadas, bem como a problemática da tuberculose multirresistente, nos livros didáticos do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLDEM. Os oito livros didáticos, aprovados pelo PNLD 2012, foram analisados. Após a investigação foi verificado que 62,5% tratam de alguma forma a tuberculose e 50% a hanseníase, um índice insatisfatório. Além disso, a abordagem dos conteúdos analisados foi considerada incompleta, pois em tese não contribui para uma aprendizagem significativa, já que não traz uma abordagem histórico-filosófica e social do tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Lopes da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2014) -  e Mestrando em Biologia  pelo programa de pós-graduação da Fiocruz/RJ. É também professor docente I de Biologia da Secretaria de Estado de Educação e tutor de biologia da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Tem experiência na área de , atuando principalmente nos seguintes temas: imunologia celular, linfócitos t e hanseníase.
  • Cristina dos Santos Bianchi, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2002) - e Mestra em Biociências Nucleares pela mesma instituição (2005),  ministrou disciplinas do Departamente de Ensino de Ciências e Biologia da UERJ como Professora  Substituta e orientou Monografias. Leciona  as disciplinas de Biologia e Química para o Ensino Médio na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) desde 2005. Foi Professora da rede municipal do Rio de Janeiro ministrando Ciências para o Ensino Fundamental II de 2004 a 2013. Atua nas áreas de Educação Ambiental, Educação Inclusiva e Ensino de Ciências e Biologia.

Downloads

Publicado

2014-11-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A ABORDAGEM DE DUAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS: HANSENÍASE E TUBERCULOSE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO (PNLDEM). (2014). Ensino, Saúde E Ambiente, 7(3). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i3.a21191