PROFESSORES E O MUSEU DE BIODIVERSIDADE DO CERRADO: VÍNCULOS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE RECURSOS LÚDICOS

Autores

  • Lívia Borges Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Daniela Franco Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i3.a21192

Resumo

O setor educativo do Museu de Biodiversidade do Cerrado da Universidade Federal de
Uberlândia tem uma preocupação intensa em desenvolver ações que possam possibilitar o
estabelecimento de vínculos entre os professores da educação básica e o museu. Como jogos,
experimentos e brinquedos podem se constituir em recursos pedagógicos interessantes no ensino de
Ciências e na abordagem de temáticas ambientais foi desenvolvida uma proposta de oficinas de
produção de recursos lúdicos por meio de materiais reutilizáveis. Os professores foram estimulados,
através roteiros práticos, a confeccionar de forma coletiva os recursos didáticos e compartilhar suas
percepções com os pares e membros da equipe técnica do museu. O presente trabalho buscou
avaliar a receptividade dos professores em relação às oficinas. Do universo amostral de professores
participantes, 87,9% julgaram que os recursos lúdicos serão de grande interesse e participação dos
alunos na educação básica e 94,9% informaram que os recursos são de fácil elaboração e trabalho
em sala de aula, e que os utilizariam como proposta didática para abordagens diversas.

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

Santos, L. B., & Carvalho, D. F. (2014). PROFESSORES E O MUSEU DE BIODIVERSIDADE DO CERRADO: VÍNCULOS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE RECURSOS LÚDICOS. Ensino, Saude E Ambiente, 7(3). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i3.a21192

Edição

Seção

Artigos