REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21203Resumo
O desenvolvimento humano é marcado por etapas, dentre elas, destaca-se a adolescência. Esta é caracterizada por mudanças fisiológicas, físicas e psicológicas, as quais influenciam direta ou indiretamente na vida do adolescente e de seus familiares. A sexualidade é a protagonista nessa fase do desenvolvimento e é mais notória em idade escolar, portanto, salienta-se a importância do tema sexualidade ser discutido com cautela na escola. Nesse contexto, o presente trabalho é um relato de experiência oriundo de uma atividade desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado em Ciências, com alunos da educação básica e que teve como objetivo propiciar a eles uma reflexão sobre suas atitudes, comportamentos e valores, a fim de atenuar a visão negativa que a maioria deles tem em relação à sexualidade, reflexo da sociedade na qual estão inseridos e contribuir para que tomem decisões responsáveis a respeito da própria vida sexual.Os resultados demonstram que trabalhos realizados com pouca carga horária não são suficientes para que haja uma mudança significativa nas concepções dos alunos, evidenciando que o tema sexualidade deve ser abordado de forma contínua durante todo o processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.