REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Kelly Mayara Poersch Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Bruna Caroline Kotz Kliemann Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Bárbara Grace Tobaldini Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21203

Resumo

O desenvolvimento humano é marcado por etapas, dentre elas, destaca-se a adolescência. Esta é caracterizada por mudanças fisiológicas, físicas e psicológicas, as quais influenciam direta ou indiretamente na vida do adolescente e de seus familiares.  A sexualidade é a protagonista nessa fase do desenvolvimento e é mais notória em idade escolar, portanto, salienta-se a importância do tema sexualidade ser discutido com cautela na escola. Nesse contexto, o presente trabalho é um relato de experiência oriundo de uma atividade desenvolvida durante o estágio curricular supervisionado em Ciências, com alunos da educação básica e que teve como objetivo propiciar a eles uma reflexão sobre suas atitudes, comportamentos e valores, a fim de atenuar a visão negativa que a maioria deles tem em relação à sexualidade, reflexo da sociedade na qual estão inseridos e contribuir para que tomem decisões responsáveis a respeito da própria vida sexual.Os resultados demonstram que trabalhos realizados com pouca carga horária não são suficientes para que haja uma mudança significativa nas concepções dos alunos, evidenciando que o tema sexualidade deve ser abordado de forma contínua durante todo o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Mayara Poersch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Aluna do 4º ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel/PR. Bolsista do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

Poersch, K. M., Kliemann, B. C. K., & Tobaldini, B. G. (2015). REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Ensino, Saúde E Ambiente, 8(2). https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21203

Edição

Seção

Artigos