EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO REALIZADO EM ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Ana Maria Santos Gouw Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema
  • Nelio Marco Vincenzo Bizzo Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21205

Resumo

Este artigo trata-se da apresentação de uma pesquisa qualitativa realizada a partir da análise de um projeto de ensino de ciências denominado projeto Finlay, que tem como objetivo divulgar informações e engajar ativamente alunos de educação básica na problemática da dengue. Neste estudo realizou-se uma análise do projeto Finlay e da atuação de 15 escolas publicas e particulares junto a ele. Os resultados obtidos revelaram que os alunos participantes do projeto Finlay, durante o período de estudo, coletaram 705 larvas de insetos em 21 municípios e 109 bairros diferentes. Além disso, mostraram-se envolvidos tanto nas atividades propostas por disciplinas como em atividades interdisciplinares. Este estudo considera que os projetos voltados para a educação em saúde devem, além de informar, engajar ativamente os cidadãos na problemática enfrentada e que quando os projetos são sediados nas escolas há maior possibilidade de êxito e expansão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Santos Gouw, Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atua em Curso de Licenciatura em Ciências e dedica-se a pesquisas na área de ensino de ciências e percepção pública da Ciência.

Nelio Marco Vincenzo Bizzo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Educação, Divulgação e Epistemologia da Evolução da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-09-03

Como Citar

Gouw, A. M. S., & Bizzo, N. M. V. (2015). EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO REALIZADO EM ÂMBITO ESCOLAR. Ensino, Saúde E Ambiente, 8(2). https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21205

Edição

Seção

Artigos