GERMINAÇÃO DE SEMENTES - UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • ADRIANA DA SILVA FONTES Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Mestrado Nacional e Profissional e Ensino de Física - Departamento de Física
  • Claudete Cargnin Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR
  • Michel Corci Batista Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR
  • Fernanda Peres Ramos Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR
  • Regiane da Silva Gonzalez Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR
  • Polônia Altoé Fusinato Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2015.v8i2.a21207

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compartilhar os resultados de uma experiência realizada durante as aulas de física, com os alunos do 1º ano do Ensino Médio. A idéia central foi a de apresentar a Física contextualizada, com abordagens fortemente vinculadas ao cotidiano dos alunos. A sequência didática seguiu uma abordagem interdisciplinar e possibilitou aos alunos uma interface entre a Física, a Biologia e a Matemática. Os resultados obtidos apontam para uma contribuição ao Ensino de Física bem como para uma maior receptividade dos alunos nas aulas uma vez que conseguiram perceber a relação do conteúdo com situações práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ADRIANA DA SILVA FONTES, Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR / Mestrado Nacional e Profissional e Ensino de Física - Departamento de Física

Docente do Programa Especial de Formação Pedagógica e do Mestrado Nacional Profissional de ensino de Física- Departamento de Física. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Campo Mourão. Pós doutora do Programa de Pós Graduação em Educação Para a Ciência e a Matemática. Universidade Estadual de Maringá

Claudete Cargnin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR

Docente do Programa Especial de Formação Pedagógica e do Departamento de Matemática. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Campo Mourão. 

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR

Docente do Programa Especial de Formação Pedagógica e do Departamento de Física. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Campo Mourão

Fernanda Peres Ramos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR

Docente do Programa Especial de Formação Pedagógica e do Mestrado Nacional Profissional de ensino de Física- Departamento de Ambiental - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Campo Mourão. 

Regiane da Silva Gonzalez, Universidade Tecnológica Federal do Paraná –UTFPR

Departamento de Química

Polônia Altoé Fusinato, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Para a Ciência e a Matemática. Universidade Estadual de Maringá e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - UTFPR-CM

Downloads

Publicado

2015-09-04

Edição

Seção

Artigos