INTERFACES ENTRE VISÕES EPISTEMOLÓGICAS E ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física – UFRGS Caixa Postal 15051 – Campus 91501-970 Porto Alegre, RS
  • Neusa Teresinha Massoni Instituto de Física – UFRGS Caixa Postal 15051 – Campus 91501-970 Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21213

Resumo

Inicialmente, são feitas breves apresentações das epistemologias, ou filosofias da ciência, de Karl Popper, Thomas Kuhn, Imre Lakatos, Larry Laudan, Gaston Bachelard, Stephen Toulmin, Mario Bunge e Nancy Cartwright, finalizando cada uma delas com alusões a implicações para o ensino de ciências. Após, é construído um quadro comparativo, destacando conceitos básicos, ideias centrais e implicações dessas epistemologias para o ensino. Ao final, retomam-se as interfaces entre epistemologias e ensino de ciências, muitas das quais, na prática, são ignoradas, ainda hoje, após décadas de discussões na literatura sobre ensino de ciências. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INTERFACES ENTRE VISÕES EPISTEMOLÓGICAS E ENSINO DE CIÊNCIAS. (2016). Ensino, Saúde E Ambiente, 9(1). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21213