INTERFACES ENTRE VISÕES EPISTEMOLÓGICAS E ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Marco Antonio Moreira Instituto de Física – UFRGS Caixa Postal 15051 – Campus 91501-970 Porto Alegre, RS
  • Neusa Teresinha Massoni Instituto de Física – UFRGS Caixa Postal 15051 – Campus 91501-970 Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21213

Resumo

Inicialmente, são feitas breves apresentações das epistemologias, ou filosofias da ciência, de Karl Popper, Thomas Kuhn, Imre Lakatos, Larry Laudan, Gaston Bachelard, Stephen Toulmin, Mario Bunge e Nancy Cartwright, finalizando cada uma delas com alusões a implicações para o ensino de ciências. Após, é construído um quadro comparativo, destacando conceitos básicos, ideias centrais e implicações dessas epistemologias para o ensino. Ao final, retomam-se as interfaces entre epistemologias e ensino de ciências, muitas das quais, na prática, são ignoradas, ainda hoje, após décadas de discussões na literatura sobre ensino de ciências. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-29

Como Citar

Moreira, M. A., & Massoni, N. T. (2016). INTERFACES ENTRE VISÕES EPISTEMOLÓGICAS E ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensino, Saude E Ambiente, 9(1). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21213

Edição

Seção

Artigos