EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO: “COMO FAZER SAÚDE NA ESCOLA”?
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21215Resumo
Este trabalho traz os caminhos percorridos na construção colaborativa entre os pesquisadores e os professores da rede básica de ensino de um curso de educação à distância em saúde na escola. Trata-se de uma pesquisa participante em uma escola para construir, junto aos seus atores sociais, práticas educativas em saúde no ambiente escolar. Durante dezoito meses, desenvolveu-se o trabalho de campo com registros em diário além de 5 encontros específicos com professores e gestores desta, com mais de nove horas de gravação a respeito do tema saúde na escola. O processo de construção colaborativa do curso de educação à distância propiciou momentos de reflexão sobre os conceitos de saúde e de educação. A conclusão aponta que a busca ativa pela saúde necessita de uma formação que estimule a participação social nos processos regulatórios da saúde, uma formação política dos jovens para a cidadania. Extrapolou-se de uma definição estática para uma definição de saúde e de educação em saúde que busca complexificar suas várias vertentes de forma crítica e atuante. Contudo, as técnicas da construção colaborativa, enquanto pesquisa, aberta ao diálogo com os sujeitos pesquisados, mostrou um potencial pedagógico e de transformação abrindo novos caminhos para a educação em saúde na escola.
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