FORMAÇÃO DE CONCEITOS, ENSINO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Virginia Georg Schindhelm Professora da Faculdade de Psicologia da Sociedade Educacional Fluminense (SEFLU). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Professora da Pós-Graduação Presencial da AVM Faculdade Integrada.
  • Maria Luisa Furlin Bampi FAFIMA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21217

Resumo

Este artigo teórico-reflexivo analisa uma experiência cotidiana e a significação de alguns conceitos envolvendo conhecimentos espontâneos e científicos construídos por duas crianças da Educação Infantil e uma pesquisadora durante sua investigação de doutoramento. A partir das concepções construídas por crianças e adultos, discutimos a relação que se estabelece entre a formação de conceitos espontâneos e científicos no processo de organização do psiquismo e constituição social do sujeito, numa perspectiva histórico-cultural. Buscamos ainda refletir sobre: (a) como se estabelece a inter-relação contínua e indissociável entre o aprendizado e desenvolvimento na construção do conhecimento; (b) qual a importância da aprendizagem e do desenvolvimento no espaço escolar (c) como a cultura e a linguagem colaboram na construção subjetiva de conceitos. Para tanto, pretendemos analisar os princípios vigotskianos essenciais do trabalho docente no cotidiano da Educação Infantil capaz de impulsionar o processo de desenvolvimento humano, através deles confirmamos a necessidade de promover, organizar, sistematizar e consolidar práticas pedagógicas mediadoras das relações entre as crianças com a cultura ou os conhecimentos científicos uma vez que a aprendizagem promove as diferentes dimensões do desenvolvimento humano. Evidenciamos que os conceitos científicos são negociados culturalmente e apresentam-se como resultado de uma construção iniciada por conceitos espontâneos. Confirmamos que existe uma unidade no processo de ensinar/aprender, tal como postulado por Vigotski pela expressão russa obutchenie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virginia Georg Schindhelm, Professora da Faculdade de Psicologia da Sociedade Educacional Fluminense (SEFLU). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense. Professora da Pós-Graduação Presencial da AVM Faculdade Integrada.

Psicóloga, especialista em Sexologia Humana, mestre e doutora em Educação.

Professora da Faculdade de Psicologia da Sociedade Educacional Fluminense (SEFLU).

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Professora da Pós-Graduação Presencial da AVM Faculdade Integrada.

Maria Luisa Furlin Bampi, FAFIMA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé

FAFIMA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé

Downloads

Publicado

2016-05-29

Como Citar

Schindhelm, V. G., & Bampi, M. L. F. (2016). FORMAÇÃO DE CONCEITOS, ENSINO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. Ensino, Saude E Ambiente, 9(1). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21217

Edição

Seção

Artigos