PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS PÓS-GENÔMICAS ENTRE ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21218Resumo
A produção do conhecimento científico está construída por conceitos que funcionam como estruturas centrais para seu desenvolvimento, as quais uma vez consolidadas são recontextualizadas alcançando o público leigo. O contexto genômico iniciado com a proposição do Projeto Genoma Humano (PGH) foi um ambiente de produção de conhecimento com esse perfil, mostrando-se como um dos maiores projetos na atualidade e de forte apelo popular. Entre os motivos para isso está um forte discurso epistemológico implícito na veiculação dessa pesquisa. Este artigo buscou apresentar a epistemologia presente nessa pesquisa, bem como identificar o alcance dessas perspectivas epistemológicas entre acadêmicos de graduação em áreas afins a essas pesquisas. Foi possível detectar valores deterministas nos discursos, confirmando a persistência da crença no DNA como único responsável com relação à manifestação de doenças e características hereditárias. Todavia, alguns discursos houve um deslocamento de valores para uma perspectiva complexa mostrando considerar a participação de fatores ambientais interagindo na expressão genética.
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