EPISTEMOLOGIA RACIONALISTA E ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO CRÍTICO ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21219Resumo
No ensino das ciências que praticamos hoje – um ensino coparticipativo, crítico e de valorização dos diversos saberes sociais – há lugar para o aspecto racionalista do empreendimento científico. O racionalismo científico é herdeiro e continuador de uma grande aventura racional iniciada na Grécia Antiga. Na ciência, a razão não se limita a um rigor fiscal exercido a posteriori da percepção e de postulados já dados. As refundações inéditas operadas pela ciência são ações de um plural racionalismo que sempre necessita ser, a um só tempo, educador e aprendiz, formador e formando – quanto aos fatos e quanto aos falantes. Mesmo o ensino de ciência não podendo servir de modelo para toda forma de ensino, mesmo a ciência não sendo sua própria empreendedora, pois esta prerrogativa cabe antes aos interesses sociais, a epistemologia da racionalidade científica tem algo a oferecer ao ensino de ciências.Downloads
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