EPISTEMOLOGIA RACIONALISTA E ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO CRÍTICO ATUAL

Autores

  • Valmir Sbano Instituto de Psicologia/UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21219

Resumo

No ensino das ciências que praticamos hoje – um ensino coparticipativo, crítico e de valorização dos diversos saberes sociais – há lugar para o aspecto racionalista do empreendimento científico. O racionalismo científico é herdeiro e continuador de uma grande aventura racional iniciada na Grécia Antiga. Na ciência, a razão não se limita a um rigor fiscal exercido a posteriori da percepção e de postulados já dados.  As refundações inéditas operadas pela ciência são ações de um plural racionalismo que sempre necessita ser, a um só tempo, educador e aprendiz, formador e formando – quanto aos fatos e quanto aos falantes. Mesmo o ensino de ciência não podendo servir de modelo para toda forma de ensino, mesmo a ciência não sendo sua própria empreendedora, pois esta prerrogativa cabe antes aos interesses sociais, a epistemologia da racionalidade científica tem algo a oferecer ao ensino de ciências.

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Biografia do Autor

  • Valmir Sbano, Instituto de Psicologia/UFF
    Departamento de Psicologia

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Publicado

2016-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EPISTEMOLOGIA RACIONALISTA E ENSINO DE CIÊNCIAS NO CONTEXTO CRÍTICO ATUAL. (2016). Ensino, Saúde E Ambiente, 9(1). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i1.a21219