EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO: UMA PROPOSTA ADJUNTA AO ESTUDO E COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS NÃO-EXPERIMENTÁVEIS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i2.a21220Resumo
O uso da imaginação no ensino de Física poderia ser um dos recursos mais utilizados na prática da Física Moderna, especialmente porque na própria concepção de algumas hipóteses dessa área, observa-se o uso de idealizações. Pesquisas em Ensino de Física, sobre o uso didático de Experimentos de Pensamento, sugerem que essas experiências elaboradas no imaginário podem ser úteis na aprendizagem de fenômenos difíceis de serem observados em condições de laboratório físico. Assim, buscaremos neste artigo analisar algumas características destes experimentos teóricos, de forma que possamos aplicá-lo como um instrumento em potencial ao ensino de Física, de modo a criar um senso crítico sobre realizações experimentais, além da percepção e do raciocínio lógico que eles podem demonstrar.
Palavras-chave: Experimentos de Pensamento; Física Moderna; Ensino de Física.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.