EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO: UMA PROPOSTA ADJUNTA AO ESTUDO E COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS NÃO-EXPERIMENTÁVEIS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS

Autores

  • Guilherme Moisés Sampaio Universidade Federal de São Carlos / UFSCar - (Campus Sorocaba) / Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais.
  • Emerson Ferreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo / IFSP - (Campus Boituva).

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i2.a21220

Resumo

O uso da imaginação no ensino de Física poderia ser um dos recursos mais utilizados na prática da Física Moderna, especialmente porque na própria concepção de algumas hipóteses dessa área, observa-se o uso de idealizações. Pesquisas em Ensino de Física, sobre o uso didático de Experimentos de Pensamento, sugerem que essas experiências elaboradas no imaginário podem ser úteis na aprendizagem de fenômenos difíceis de serem observados em condições de laboratório físico. Assim, buscaremos neste artigo analisar algumas características destes experimentos teóricos, de forma que possamos aplicá-lo como um instrumento em potencial ao ensino de Física, de modo a criar um senso crítico sobre realizações experimentais, além da percepção e do raciocínio lógico que eles podem demonstrar.

Palavras-chave: Experimentos de Pensamento; Física Moderna; Ensino de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Moisés Sampaio, Universidade Federal de São Carlos / UFSCar - (Campus Sorocaba) / Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais.

Possui Graduação em Física - Licenciatura Plena pela Universidade de Sorocaba - (2014) e Mestrado em Ciência dos Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) da Universidade Federal de São Carlos / UFSCar - Campus Sorocaba - (2016), atuando na linha de pesquisa ligada a Nanociência e Nanotecnologia de Materiais, na área de Magnetismo de Sistemas Nanoestruturados por meio de Simulações de Curvas de Magnetização em Função do Campo para o Regime Superparamagnético. Possui experiência no campo de ensino, atuando como Professor de Física e Matemática.

Emerson Ferreira Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo / IFSP - (Campus Boituva).

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - (2003), título de Mestre - (2011) e Doutor - (2016) em Ensino de Ciências na modalidade de Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Física e Coordenador de Pesquisa e Inovação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo / IFSP - (Campus Boituva). Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura aplicada ao Ensino de Física, Interface entre Física e Literatura, Física e Música, Rock no Ensino de Ciências, Mídias no Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Sampaio, G. M., & Gomes, E. F. (2016). EXPERIMENTOS DE PENSAMENTO: UMA PROPOSTA ADJUNTA AO ESTUDO E COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS NÃO-EXPERIMENTÁVEIS EM AMBIENTES EDUCACIONAIS. Ensino, Saude E Ambiente, 9(2). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i2.a21220

Edição

Seção

Artigos