MATERIAL DE APOIO PARA O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE QUÍMICA EXPERIMENTAL PARA O ENSINO MÉDIO: ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO

Autores

  • Carlos Magno Rocha Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Luciano Peres de Castro Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i2.a21224

Resumo

Este trabalho descreve o percurso metodológico usado para a elaboração, aplicação e avaliação da produção de materiais de apoio aos professores e alunos dos três anos do Ensino Médio, os quais foram estudados em um Colégio Estadual de São Gonçalo (Rio de Janeiro), Brasil. Produziram-se 1 caderno de apoio ao professor e 3 cadernos de Experimentos de Química, contendo 50 experimentos, e 3 Cadernos de Conclusões para os alunos. Esses materiais visaram à motivação e facilitação do processo ensino/aprendizagem de Química usando a experimentação, investigação e a reflexão. Procurando conhecer a importância da elaboração desse material, realizou-se uma diagnose com 3 professores em 2012 e com 151 alunos dos 2o e 3o anos do Ensino Médio em 2013, os quais consideraram importante e necessária a preparação desse tipo de recurso. Após elaboração, os materiais instrucionais foram aplicados e avaliados em 2013/2014, sendo considerados motivadores e facilitadores pela totalidade dos professores e pela grande maioria dos 227 alunos. Uma breve percepção da aprendizagem foi realizada, comparando-se o índice de aprovação de 221 alunos do ano de 2012 com 227 alunos do ano de 2013, além da análise das conclusões dos cadernos de conclusão dos alunos em 2013 e 2014. No primeiro caso, observou-se um aumento de cerca de 14% da aprovação dos alunos, enquanto no segundo percebeu-se uma melhoria na escrita e na retenção do conhecimento. Foi possível observar que a metodologia e os materiais de apoio empregados podem levar a um amadurecimento crítico reflexivo do alunado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Edição

Seção

Artigos