O RIO POMBA SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEGUNDO SEGMENTO, EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ

Autores

  • Marcelo Nocelle de Almeida Universidade Federal Fluminense
  • Thayná Machado Pereira Universidade Federal Fluminense
  • Andryelle Christine Maia Almeida Universidade Federal Fluminense
  • Caroline Coutinho Carneiro Freitas Universidade Federal Fluminense
  • Ana Carla de Oliveira Faria Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21261

Resumo

A identificação das representações sociais que os alunos trazem auxilia o planejamento de práticas pedagógicas transformadoras e não apenas repetitivas. As representações sociais também são a base para elaboração de projetos de educação ambiental. O objetivo desse trabalho foi investigar e compreender a representação social que o rio Pomba apresenta para os alunos de ensino fundamental de duas escolas do município de Santo Antônio de Pádua/RJ. O trabalho foi desenvolvido através da evocação livre de palavras e desenhos livres. Houve diferença entre as representações dos alunos das duas escolas pesquisadas. Os alunos da escola localizada na zona rural possuem uma representação naturalista do rio, enquanto os alunos da escola localizada na zona urbana possuem uma representação globalizante, principalmente calcada na poluição do rio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Nocelle de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Ciências Biológicas (UFJF), Mestre em Comportamento e Ecologia animal (UFJF), Doutor em Biotecnologia (UFRJ)

Thayná Machado Pereira, Universidade Federal Fluminense

Licencianda em Ciências Naturais

Andryelle Christine Maia Almeida, Universidade Federal Fluminense

Licencianda em Ciências Naturais

Caroline Coutinho Carneiro Freitas, Universidade Federal Fluminense

Licencianda em Ciências Naturais

Ana Carla de Oliveira Faria, Universidade Federal Fluminense

Licencianda em Ciências Naturais

Downloads

Publicado

2017-08-31

Edição

Seção

Artigos