O RIO POMBA SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEGUNDO SEGMENTO, EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ

Marcelo Nocelle de Almeida, Thayná Machado Pereira, Andryelle Christine Maia Almeida, Caroline Coutinho Carneiro Freitas, Ana Carla de Oliveira Faria

Resumo


A identificação das representações sociais que os alunos trazem auxilia o planejamento de práticas pedagógicas transformadoras e não apenas repetitivas. As representações sociais também são a base para elaboração de projetos de educação ambiental. O objetivo desse trabalho foi investigar e compreender a representação social que o rio Pomba apresenta para os alunos de ensino fundamental de duas escolas do município de Santo Antônio de Pádua/RJ. O trabalho foi desenvolvido através da evocação livre de palavras e desenhos livres. Houve diferença entre as representações dos alunos das duas escolas pesquisadas. Os alunos da escola localizada na zona rural possuem uma representação naturalista do rio, enquanto os alunos da escola localizada na zona urbana possuem uma representação globalizante, principalmente calcada na poluição do rio.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21261

Apontamentos

  • Não há apontamentos.