A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS (2010-2016)
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21262Resumo
O presente trabalho apresenta um panorama de como a inserção da educação ambiental na formação inicial de professores tem sido abordada nas pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação brasileiros no período de 2010-2016. Os resumos das 36 dissertações e teses encontradas foram lidos e analisados. Os resultados mostram que a maioria das pesquisas foi de mestrado acadêmico, com predomínio em programas de pós-graduação na área de Educação, em instituições públicas federais, seguidas pelas estaduais e três instituições privadas. As teses de doutorado, na quase totalidade, foram feitas em programas da região sudeste com exceção de quatro, sendo duas na região nordeste, uma na centro-oeste e uma na sul. Na análise dos referenciais teóricos encontrou-se uma ampla diversidade de conceitos, baseada nos pressupostos estabelecidos para a educação ambiental, como a preocupação com questões ambientais; fundamentos da educação ambiental na vertente conservadora e na vertente crítica; transversalidade e interdisciplinaridade; ambientalização universitária e curricular, dentre outros. Todos os estudos foram de natureza qualitativa, com identificação das técnicas de pesquisa: análise de documentos, entrevistas, questionários, grupo focal, observação participante, análise textual discursiva, análise de conteúdo e metatexto. Alguns estudos mostraram cursos ambientalizados ou em processo de ambientalização e outros, poucos indícios da inserção da educação ambiental no currículo. Identificaram-se lacunas referentes à falta de pesquisas relacionando a formação inicial com a prática profissional dos egressos e à ausência de atividades interdisciplinares e transdisciplinares envolvendo a educação ambiental, nos cursos de formação inicial de professores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.