CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA DE ASTRONOMIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Michel Corci Batista UTFPR
  • Polônia Altoé Fusinato UEM
  • Fernanda Peres Ramos UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21265

Resumo

Este trabalho objetivou investigar as contribuições de uma oficina de astronomia para a formação inicial de professores dos anos iniciais. O mesmo apresenta resultados inerentes a uma Oficina de Astronomia, desenvolvida com alunas do curso de Formação de Docentes em Nível Médio da cidade de Maringá – PR, no ano letivo de 2014 e 2015. Os dados coletados apresentaram um caráter qualitativo. Para tanto, foi utilizado a Análise do Discurso como recurso metodológico. Encontramos em nossos dados ideias alternativas sobre conteúdos científicos e identificamos alunas que reconheceram suas limitações com relação ao conteúdo. Entendemos que o processo de formação reflexivo inicia-se no momento em que um aluno em formação inicial é capaz de analisar suas representações, buscando assim a superação de ideias alternativas para ideias científicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Corci Batista, UTFPR

Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão.

Polônia Altoé Fusinato, UEM

Professora no Programa de Pós-graduação Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Fernanda Peres Ramos, UTFPR

Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão.

Downloads

Publicado

2017-09-04

Como Citar

Batista, M. C., Fusinato, P. A., & Ramos, F. P. (2017). CONTRIBUIÇÕES DE UMA OFICINA DE ASTRONOMIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. Ensino, Saúde E Ambiente, 10(2). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21265

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>