CIÊNCIAS NA NARRATIVA DOS PROFESSORES: TRAJETÓRIAS DOCENTES E HERANÇA CULTURAL DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21266Resumo
A pesquisa busca conferir no Ensino de Ciências qualidade ao trabalho docente, permitindo um resgate metodológico acerca da ciência e de como ela está imbricada à memória cultural dos professores. Nesse campo, ciência e trajeto de vida são dimensões que precisam ser pensadas no seu aporte mais científico, o que não despreza as subjetividades perpassadas por este caminho. Para tanto, a pesquisa levanta a herança cultural por meio das narrativas de histórias de vida, colocando a escola em falas e memórias como referenciais para o ensino de ciências. Levanta elementos constituintes das memórias escolares no sentido da sua reconstrução para lapidação das práticas pedagógicas que redirecionam o sentido da propriedade acadêmica, ao revisitar os espaços anteriores que a constitui, atribuindo significados que auxiliam no processo da identidade dos sujeitos com a escola, ao se perceberem históricos, participativos e autônomos no seu processo de construção coletiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.