CIÊNCIAS NA NARRATIVA DOS PROFESSORES: TRAJETÓRIAS DOCENTES E HERANÇA CULTURAL DA ESCOLA

Autores

  • Bárbara Gonçalves Valença de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ Endereço: Secretaria de Pós-Graduação - Rua Lúcio Tavares, 1045 - Centro, Nilópolis - RJ, 26530-060
  • Giselle Roças IFRJ/Campus Nilópolis
  • Maylta Brandão Dos Anjos IFRJ/Campus Nilópolis

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21266

Resumo

A pesquisa busca conferir no Ensino de Ciências qualidade ao trabalho docente, permitindo um resgate metodológico acerca da ciência e de como ela está imbricada à memória cultural dos professores. Nesse campo, ciência e trajeto de vida são dimensões que precisam ser pensadas no seu aporte mais científico, o que não despreza as subjetividades perpassadas por este caminho. Para tanto, a pesquisa levanta a herança cultural por meio das narrativas de histórias de vida, colocando a escola em falas e memórias como referenciais para o ensino de ciências. Levanta elementos constituintes das memórias escolares no sentido da sua reconstrução para lapidação das práticas pedagógicas que redirecionam o sentido da propriedade acadêmica, ao revisitar os espaços anteriores que a constitui, atribuindo significados que auxiliam no processo da identidade dos sujeitos com a escola, ao se perceberem históricos, participativos e autônomos no seu processo de construção coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Gonçalves Valença de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ Endereço: Secretaria de Pós-Graduação - Rua Lúcio Tavares, 1045 - Centro, Nilópolis - RJ, 26530-060

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do IFRJ, Campus Nilópolis.

Giselle Roças, IFRJ/Campus Nilópolis

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de CiênciasCampus NilópolisInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJEndereço: Secretaria de Pós-Graduação - Rua Lúcio Tavares, 1045 - Centro, Nilópolis - RJ, 26530-060

Maylta Brandão Dos Anjos, IFRJ/Campus Nilópolis

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de CiênciasCampus NilópolisInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJEndereço: Secretaria de Pós-Graduação - Rua Lúcio Tavares, 1045 - Centro, Nilópolis - RJ, 26530-060

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

de Sousa, B. G. V., Roças, G., & Dos Anjos, M. B. (2018). CIÊNCIAS NA NARRATIVA DOS PROFESSORES: TRAJETÓRIAS DOCENTES E HERANÇA CULTURAL DA ESCOLA. Ensino, Saúde E Ambiente, 10(3). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21266

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)