PRÁTICA DOCENTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21270Resumo
A convivência e frustrações com as práticas avaliativas dos meus professores, do ensino médio e da graduação, baseadas em provas escritas e realizadas somente ao desenvolvimento final do conteúdo, despertou o interesse em investigar outras formas de usar a avaliação. A presente pesquisa tem como foco analisar a minha prática como professora regente em uma Escola Pública; em que tentei me apropriar da avaliação formativa como subsídio teórico para refletir sobre minha prática. Neste trabalho, foi usado como aporte teórico, alguns pesquisadores como: Jussara Hoffmann, Paul Black e Dylan Wiliam e Donald A. Schön. A constituição de dados foi realizada por meio das narrativas confeccionadas durante a regência na disciplina de Estágio Supervisionado II. Por meio dessas narrativas, procuramos encontrar elementos que responda a problemática central da pesquisa, a saber: Como as ações pedagógicas de uma professora regente, contribuíram para se aproximar ou distanciar da perspectiva da avaliação formativa? Quais foram as contribuições para reflexão da própria prática? Por meio da pesquisa, compreendemos a importância da avaliação formativa no processo contínuo de ensino e aprendizagem. No entanto, apreendemos na análise algumas complexidades encontradas pela professora regente, o que resultou em poucos momentos de aproximação da prática em uma perspectiva de avaliação formativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.