USO DE CARTILHA EDUCACIONAL SOBRE DIABETES MELLITUS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21271Resumo
O presente estudo teve por objetivo a construção e inserção de uma cartilha educativa com noções básicas sobre Diabetes Mellitus, como estratégia educacional no auxílio das atividades educativas prestadas por profissionais de saúde, auxiliar na reflexão sobre recursos didático-pedagógicos nas discussões construtivas destes profissionais nos diversos espaços sociais, especialmente no espaço escolar. Trata-se, de um estudo do tipo quanti-qualitativo com a utilização da metodologia da pesquisa-ação, tal metodologia associa a ação com atividade de pesquisa e propõe que os indivíduos serão sujeitos ativos em todo o processo de desenvolvimento da pesquisa. Os sujeitos deste estudo foram 23 estudantes do 3° ano do Ensino Médio, regularmente matriculados em uma escola estadual da zona urbana da Campina Grande – PB. A coleta de dados foi utilizado dois questionários: um DKN-A, para identificar conhecimentos prévios sobre Diabetes Mellitus, e o segundo questionário semiestruturado para avaliação da cartilha. Os resultados apontam conhecimento sobre a doença, 78,25% dos estudantes obtiveram escores inferiores ou iguais a oito e 21,75% escores maiores que oito, indicando resultado insatisfatório, sendo após a inserção da cartilha apontaram um desenvolvimento de conceitos mais significativo, como também favorece a autonomia do indivíduo.
Palavras-chave: Diabetes Mellitus, cartilha educacionais, enfermagem.
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