PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR PELO OLHAR DOS COORDENADORES DE ÁREA

Autores

  • Danielle Silva Lima Malaquias Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC)
  • Sheila Pressentin Cardoso Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC)

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21272

Resumo

Este trabalho relata pesquisa desenvolvida com os coordenadores de área dos projetos submetidos ao PIBID pelo IFRJ. A metodologia foi de natureza qualitativa, com a realização de entrevista como forma de coleta de dados. Os projetos PIBID foram organizados visando um trabalho interdisciplinar, envolvendo três subprojetos que contavam com a participação de bolsistas dos cursos de Licenciatura em física, química e matemática do campus Nilópolis. Os coordenadores de área destacaram a natureza dos subprojetos, que tiveram como objetivo o desenvolvimento de atividades experimentais e lúdicas, realizadas nas escolas conveniadas com a participação dos discentes das três áreas, favorecendo um trabalho integrado na abordagem dos temas propostos, que ocorria sob a orientação dos professores supervisores. Para os coordenadores, os projetos alcançaram seus objetivos quanto a formação dos discentes, muito embora essa contribuição estivesse diretamente ligada ao seu interesse e efetiva participação, contudo manifestaram sua decepção quanto a participação dos supervisores, que não tiveram o envolvimento esperado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Silva Lima Malaquias, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC)

Professora de Química, Mestre em Ensino de Ciências pelo PROPEC

Sheila Pressentin Cardoso, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC)

Professora titular aposentada do IFRJ. professora do Programa de Pòs-Graduação em Ensino de Ciências do IFRJ - Campus Nilópolis.

 LInhas de pesquisa: ensino de química, formação de professores, organização de material didático

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

Malaquias, D. S. L., & Cardoso, S. P. (2018). PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR PELO OLHAR DOS COORDENADORES DE ÁREA. Ensino, Saude E Ambiente, 10(3). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21272

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)