PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR PELO OLHAR DOS COORDENADORES DE ÁREA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i3.a21272Resumo
Este trabalho relata pesquisa desenvolvida com os coordenadores de área dos projetos submetidos ao PIBID pelo IFRJ. A metodologia foi de natureza qualitativa, com a realização de entrevista como forma de coleta de dados. Os projetos PIBID foram organizados visando um trabalho interdisciplinar, envolvendo três subprojetos que contavam com a participação de bolsistas dos cursos de Licenciatura em física, química e matemática do campus Nilópolis. Os coordenadores de área destacaram a natureza dos subprojetos, que tiveram como objetivo o desenvolvimento de atividades experimentais e lúdicas, realizadas nas escolas conveniadas com a participação dos discentes das três áreas, favorecendo um trabalho integrado na abordagem dos temas propostos, que ocorria sob a orientação dos professores supervisores. Para os coordenadores, os projetos alcançaram seus objetivos quanto a formação dos discentes, muito embora essa contribuição estivesse diretamente ligada ao seu interesse e efetiva participação, contudo manifestaram sua decepção quanto a participação dos supervisores, que não tiveram o envolvimento esperado.
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