O USO DO MICROSCÓPIO EM SALA DE AULA E A APRENDIZAGEM SOBRE CÉLULAS PARA ALUNOS DO 5º ANO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i2.a21288Resumo
O artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre o uso do microscópio ótico em sala de aula no 5º ano do ensino fundamental. Foram investigadas as capacidades dos estudantes de: representação por meio de desenhos, das imagens celulares observadas ao microscópio óptico; associação das imagens de células vegetais e animais, observadas por meio do microscópio, com materiais observados a olho nu; explicação dessas associações. As respostas foram agrupadas em categorias de acordo com a análise de conteúdo numa abordagem qualitativa de pesquisa. Os resultados de associação entre as imagens das células observadas por meio do microscópio com o material manipulável a olho nu revelaram o percentual de 73,1% para associação positiva entre ambos. Entretanto, para a capacidade de explicação desta associação o percentual de respostas positivas foi de apenas 29,9%. Indicando dificuldade dos estudantes investigados em estabelecerem relações abstratas e formularem explicações sobre as observações concretas. A primeira manipulação do microscópio revela ao estudante um universo desconhecido, a identificação da imagem e de seus significados não é garantida com uma única observação. Atividades com microscópios devem ser realizadas com maior frequência para desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à aprendizagem proporcionada por estes aparelhos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.